A importância da gestão de pessoas no varejo

Por Marcelo Dória - Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus

Marcelo Dória, especialista em vendas no varejo

Marcelo Dória, especialista em vendas no varejo

Em tempos de mudanças e transformações no comportamento de consumo, o capital humano é, sem dúvida, o recurso mais importante para um varejista. É a equipe de colaboradores de uma empresa que desenvolve o “Capital Intelectual”.

Thomas Stewart, em seu livro, “Capital Intelectual – A nova riqueza das organizações”,  destaca que o “Capital Intelectual” é a capacidade mental coletiva, ou seja, a soma do conhecimento de todos em uma empresa, sendo esta a principal vantagem competitiva.

Em janeiro de 2024, participei do maior congresso de varejo do mundo: a National Retail Federation (NRF), realizada em Nova York (EUA).

Uma preocupação comum entre os participantes era justamente como criar programas de incentivos para estimular os jovens a construírem suas carreiras no segmento varejista.

Possivelmente, você, que é empreendedor(a) e está lendo este artigo, deve enfrentar desafios na gestão de pessoas.
Seguem algumas dicas para serem aplicadas no seu negócio e, assim, ajudar a fortalecer o “Capital Intelectual” da sua empresa.

– É extremamente importante definir um perfil de colaborador para cada função; isso vai ajudar muito no processo de recrutamento.

– Procure recrutar pessoas em lugares onde você possa encontrar candidatos com o perfil adequado para a vaga.

– Crie um processo seletivo, um roteiro de entrevista, com perguntas e testes que te façam identificar as habilidades do candidato.

– Estabeleça um ritual de acolhimento do novo colaborador no seu primeiro dia de trabalho; é importante contar a história da empresa, apresentar os colegas de trabalho e destacar todos os detalhes do serviço a ser executado.

– Desenvolva um processo de treinamento para o novo colaborador: treine, treine e treine. Depois coloque um colaborador mais experiente para ser seu “padrinho ou madrinha”.

– Evite (e não permita) trotes e brincadeiras com os iniciantes. Apesar de algumas pessoas acharem isso divertido, além de estar fora de moda, aumenta a possibilidade da empresa receber um processo trabalhista.

– Explique ao novo colaborador o plano de carreira da empresa e como ele pode prosperar e evoluir a partir do seu trabalho e com o crescimento da empresa.

– Implante campanhas de Endomarketing (Marketing Interno), sempre com base na meritocracia; isso motiva a equipe e fortalece a cultura organizacional.

– Procure liderar pelo exemplo; seja você o maior exemplo para a sua equipe.
– Evite reclamar e colocar a culpa dos acontecimentos em terceiros.
– Seja perseverante e acredite que a sua empresa nasceu para impactar positivamente a vida das pessoas.
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