Pedro Abarca e Tatuapé

Uma história de amor e carinho pelo bairro que acaba de completar 356 anos

O historiador Pedro Abarca e a sua paixão pelo Tatuapé

O historiador Pedro Abarca e a sua paixão pelo Tatuapé

Para comemorar o aniversário de 356 anos do bairro do Tatuapé, o podcast Fala, ZL! entrevistou o escritor e historiador Pedro Abarca. Neste episódio especial, um dos bairros mais icônicos e vibrantes da Zona Leste teve algumas de suas histórias reveladas.

Pedro Abarca, apaixonado confesso pelo bairro e que segue no auge dos seus 93 anos, traz uma visão única e cheia de conhecimento ao compartilhar suas memórias e trajetória histórica do Tatuapé.

De extrema importância para o desenvolvimento da Zona Leste, o Tatuapé tem como dat de fundação o dia 5 de setembro de 1568. Seu nome deriva do termo indígena “tatuapara,” que é associado ao tatu, um animal nativo da região na época.

Historicamente, o Tatuapé começou como uma área rural e, ao longo dos séculos, foi se desenvolvendo e se tornou  um dos bairros mais dinâmicos da Zona Leste.

Um dos pontos de referência mais importantes do bairro é a Casa do Tatuapé. Ela preserva a memória histórica e cultural da região através de sua arquitetura típica da época colonial, em taipa de pilão.

A Casa do Tatuapé funciona como um centro cultural e de memória, com visitas guiadas, exposições de fotos e documentos históricos.

 

 

Sair da versão mobile