A Prefeitura inaugurou no dia 13 de novembro, em São Miguel Paulista, mais um Centro de Referência de Promoção de Igualdade Racial (CRPIR), sendo esta a 11ª unidade da cidade.
O combate ao racismo é uma das metas prioritárias da Prefeitura de São Paulo e, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, oferece nesse equipamento um atendimento humanizado, realizado por uma equipe multiprofissional de advogados, psicólogos e assistentes sociais, além de oferecer cursos, oficinas e palestras.
Ecoando a frase do multiartista e ícone do movimento negro no Brasil Abdias do Nascimento, “Cultura é uma luta permanente de libertação do ser humano”, pintada em uma das paredes da recepção, o CRPIR busca fomentar uma cultura antirracista.
De acordo com a secretária municipal de Políticas de Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, o centro é um espaço de portas abertas para a população negra. “Que, em sua maioria, está concentrada aqui na Zona Leste. Então, nada mais justo do que ter um espaço aqui, não apenas para acolher as denúncias de racismo e discriminação, mas também para passar as informações para as pessoas que moram aqui”, destacou.
“É um monumento que ergue São Miguel Paulista a favor da igualdade entre todos, e não estamos falando somente da igualdade racial. Claro que alcança prioritariamente grupos discriminados, nordestinos, indígenas, negros, mas eu quero ampliar o significado, porque este lugar é um farol para iluminar as pessoas, para educá-las sobre a importância do respeito a todas as diferenças”, disse Damaris Moura, subprefeita de São Miguel Paulista.
Os CRPIR trabalham em diálogo com organizações locais, coletivos, instituições de ensino e órgãos, como a Defensoria Pública, a Delegacia Especializada (DECRADI) e o Ministério Público.
SERVIÇO
Centro de Referência de Promoção de Igualdade Racial (CRPIR).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 20h.
Endereço: na Rua Crisólita Rodrigues Pereira, 6, próximo da estação São Miguel Paulista da CPTM.
Discusão sobre post