O conceito ‘last mile’ e sua importância para o varejo

Por Marcelo Dória, especialista em varejo e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus

Marcelo Dória, especialista em Varejo, professor da FGV e CEO do Depósito da Lingerie

Marcelo Dória, especialista em Varejo, professor da FGV e CEO do Depósito da Lingerie

Adaptar-se às mudanças no varejo não é mais uma opção, mas uma necessidade.
Como já mencionado, o consumidor mudou a forma de realizar suas compras. Embora as lojas físicas continuem sendo pontos atrativos, as compras online têm conquistado a confiança do público.

Não basta oferecer os produtos, é preciso garantir uma entrega eficiente. Por isso grandes empresas estão investindo para modernizar as operações.

Recentemente, um novo centro de distribuição iniciou suas operações em Itaquera. O primeiro dos 11 que a marca pretende abrir até 2025, abrangendo Estados como Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Paraná e São Paulo. A ideia é dobrar a capacidade logística e garantir entregas em, até, 24 horas.

O movimento reflete as exigências do mercado atual que pede por rapidez, qualidade, confiança e segurança. Dentro de cada pacote há muito mais do que produtos – há sonhos e conquistas.
Neste sentido, o conceito de “last mile” ou “última milha” – etapa final do caminho para o produto chegar ao consumidor – é uma das mais desafiadoras. Ela enfrenta obstáculos como tráfego intenso, demandas de prazos e altos custos operacionais.

Para superar os desafios, as empresas têm investido em roteirizadores inteligentes, centros de distribuição próximos aos clientes (dark stores) e rastreamento em tempo real. Essas inovações não apenas aumentam a eficiência, mas também reduzem custos, colocando em destaque as empresas de e-commerce e supermercados.

No entanto, o “last mile” não é exclusividade dos grandes players. Pequenos e médios negócios também podem se beneficiar de soluções acessíveis, como serviços de motofrete e Correios. Afinal, o consumidor não quer apenas comprar; ele deseja atenção e bom atendimento desde o primeiro clique.

Por fim, agilidade no processo, pós-atendimento eficaz, e o respeito ao cliente são fatores indispensáveis para o sucesso no varejo. Adaptar-se ao novo cenário, priorizando a experiência do consumidor, é o caminho para conquistar e fidelizar um público cada vez mais exigente.

Sair da versão mobile