Os temporais no início do ano têm sido mais intensos do que em anos anteriores, causando alagamentos, deslizamentos e outros transtornos. É essencial estar preparado e saber como agir em situações de emergência.
Compartilhe esta nota com o máximo de pessoas para ajudar na prevenção e segurança da comunidade!
📞 Canais de Emergência
✅ 190 – Polícia Militar
✅ 193 – Corpo de Bombeiros
✅ 199 – Defesa Civil
✅ 156 – Prefeitura de São Paulo (SP 156) – Solicitações de serviços municipais, como retirada de árvores caídas e limpeza de bueiros
📢 Alertas e Monitoramento
📲 Defesa Civil Nacional: Receba alertas de desastres naturais por SMS. Envie um SMS com o CEP da sua cidade para 20121.
🌎 Cemaden: Acompanhe os alertas de risco de desastres naturais no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:
🔗 Acesse o Cemaden
🚫 Dicas para Evitar Alagamentos
♻️ Não descarte lixo e entulho nas ruas, calçadas e praças – resíduos obstruem bueiros e aumentam os riscos de enchentes.
🌊 Evite despejo irregular de lixo em rios e bacias – a cada dia, 58 toneladas de lixo são despejadas na Bacia do Alto Tietê.
⚠️ Ajude a reduzir o impacto ambiental – plástico, entulho e têxteis são os resíduos mais encontrados em rios como o Pinheiros, onde já foram retiradas 77 mil toneladas de lixo desde 2023.
💬 “Além de entupir os bueiros, o lixo descartado de forma irregular polui nossos recursos hídricos”, alerta Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).
⚠️ O que fazer em caso de alagamento?
🚨 Saia de casa o mais rápido possível e procure um local seguro.
🚧 Não atravesse áreas alagadas a pé ou de carro.
⚡ Se possível, desligue a eletricidade e o gás.
A conscientização e a prevenção são as melhores formas de reduzir os impactos das fortes chuvas. Fique atento e compartilhe essas informações!
Discusão sobre post