A cidade de São Paulo acaba de reforçar sua rede de saúde mental com a entrega das novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto II Aricanduva, agora localizado na Praça Santo Atanásio, 90 – Vila Formosa, na Zona Leste.
A mudança para o novo espaço, mais amplo e acessível, foi oficializada nesta semana pelo prefeito em exercício, coronel Mello Araújo, e representa um avanço na qualidade do atendimento humanizado e integral oferecido aos usuários.
“O equipamento estava em um local inadequado, por isso partimos para um espaço maior, com melhores condições, podendo atender mais pessoas e com mais profissionais”, afirmou o prefeito em exercício.
Com a mudança, a unidade passou de 497 m² para 600 m², agora com 24 salas, incluindo consultórios, farmácia, recepção, espaços para grupos, enfermagem, cozinha para oficinas e áreas específicas para acolhimento e medicação.
Atendimento ampliado
O Caps realiza acolhimento de porta aberta, com consultas psiquiátricas, de enfermagem, farmacêuticas e visitas domiciliares, além de gerir três Serviços de Residências Terapêuticas (SRT) na região.
A ampliação também resultou em aumento no número de profissionais: de 30 para 35, com reforço de assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos e auxiliares de enfermagem. A equipe passou a ter carga horária maior, qualificando ainda mais o atendimento.
Agora, a unidade oferece novas atividades terapêuticas em grupo, como dança, futebol, fotografia e caminhada.
Atualmente, o Caps Aricanduva possui 373 pacientes ativos e realiza, em média, 230 atendimentos mensais. O investimento na reforma e adequação do novo espaço foi de aproximadamente R$ 946 mil.
Referência em saúde mental
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, São Paulo possui uma das maiores redes de saúde mental do país. “O Ministério da Saúde exige um Caps para cada 200 mil habitantes; em São Paulo, temos um Caps para cada 116 mil. Isso demonstra a prioridade da gestão para esse setor”, destacou.
A unidade é administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com um custeio mensal de cerca de R$ 450 mil.
Expansão da rede na cidade
Em 2016, São Paulo contava com 83 Caps. Hoje são 103 unidades, sendo:
-
35 Caps AD (para casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas);
-
34 Caps IJ (infantojuvenil);
-
34 Caps Adulto.
Desde 2021, além de sete novos Caps, unidades importantes como o Caps IJ Santana e o Caps IJ Ipiranga também foram modernizadas, ampliando a qualidade e capacidade da rede pública de saúde mental.
A entrega do novo Caps Adulto II Aricanduva reforça o compromisso da cidade com um atendimento digno, inclusivo e cada vez mais próximo da população que mais precisa.
Discusão sobre post