O professor da Università Bocconi (Itália) e presidente da Arexpo — entidade responsável pelo Milano Innovation District (MIND), um dos principais hubs europeus de inovação —, Alberto Grando, estará em São Paulo nesta quinta-feira, 29 de maio, para ministrar uma palestra especial na terceira edição do projeto “Diálogos do Distrito de Inovação de São Paulo”.
O evento ocorre das 14h às 16h, no auditório do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP), localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã. A participação é gratuita, com inscrições pelo Sympla: https://abre.ai/mOoB.
Com o tema “Orquestração de Distritos de Inovação”, Grando abordará estratégias e modelos de gestão focados no fortalecimento de ecossistemas colaborativos de inovação. A atividade integra um movimento que promove diálogos estratégicos entre setores de tecnologia, ciência e desenvolvimento sustentável, com foco na formulação de políticas públicas e ações concretas para a cidade.
Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, André Aquino, a presença de Grando marca o início de uma agenda internacional estruturada para o Distrito de Inovação, com destaque para sua conexão com a COP30.
“Mais do que compartilhar sua trajetória e aprendizados, a presença de Grando simboliza uma aliança institucional entre o ecossistema paulista e o MIND Milano, unindo expertises em planejamento urbano, sustentabilidade, inovação aberta e governança colaborativa. Essa aproximação fortalece o posicionamento do território como uma plataforma global de articulação entre universidades, centros de pesquisa, setor público, startups, investidores e grandes empresas”, afirma Aquino.
O evento deve reunir pesquisadores, estudantes, representantes da sociedade civil, startups, incubadoras, aceleradoras, investidores e gestores públicos.
Sobre o projeto “Diálogos do Distrito”
Realizado de abril a novembro de 2025, o projeto promove encontros mensais para debater temas como inovação aberta, ciência aplicada e sustentabilidade urbana. A cada edição, especialistas compartilham experiências e contribuem para a construção coletiva de soluções que impulsionem a inovação em São Paulo e no Brasil.
Discusão sobre post