Na EMEF Alexandre de Gusmão, estudantes do Ensino Fundamental produzem conteúdo sobre temas como autismo, racismo estrutural e educação inclusiva
Um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alexandre de Gusmão, localizada em Guaianases, zona leste de São Paulo, está promovendo transformação social e educacional a partir da tecnologia e da escuta ativa dos alunos. Com o “Podcast do Gusmão”, estudantes do 4º ao 7º ano produzem semanalmente episódios com temas relevantes como inclusão, saúde mental, racismo estrutural e educação cidadã.
Criado pela professora Elisabete Freitas do Nascimento Costa Leão, de 61 anos, o projeto teve origem durante a pandemia, quando foi implantada uma rádio escolar como forma de manter o vínculo com os estudantes. O sucesso da iniciativa evoluiu para o formato podcast, com gravações semanais às sextas-feiras, das 8h45 às 11h05, com os alunos do contraturno. Os conteúdos são disponibilizados no Facebook e Instagram da escola.
A proposta busca dar protagonismo aos estudantes e fomentar um ambiente seguro para a expressão de ideias, opiniões e vivências. A professora Elisabete, que também é Professora Orientadora de Educação Digital, destaca que o projeto incentiva o pensamento crítico, a comunicação e o trabalho em equipe, além de ser uma ferramenta de inclusão. “Temos alunos neurodivergentes participando ativamente do podcast, o que enriquece ainda mais a experiência e fortalece o acolhimento na escola”, explica.
No primeiro semestre de 2025, o projeto abordou assuntos como o autismo, com apoio de especialistas e entrevistas com educadores, além de ações de valorização da identidade negra, com episódios voltados à luta antirracista e à educação inclusiva. O material conta com a colaboração de professores da unidade, como Aline Nagata (Português), Andreia Nascimento (Sala de Leitura), Juliana Amaral (SRM) e Juliana Gurgel (POED), além de parcerias com mestrandos da Unifesp ligados à Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação.
A EMEF Alexandre de Gusmão é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada da educação e da transformação social, promovendo pertencimento, escuta ativa e desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
Discusão sobre post