As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo alcançaram mais um marco importante com a descida da roda de corte da tuneladora Cora Coralina, conhecida como “tatuzão”, no canteiro da futura Estação Penha, na Zona Leste da capital.
Com 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas, a peça foi posicionada com o auxílio de um guindaste de 750 toneladas. A operação é considerada crucial para o início da nova etapa de escavações, que vai conectar a Penha ao túnel já existente no Complexo Rapadura, ampliando a integração da Zona Leste com o restante da cidade.
“A operação representa um avanço significativo na expansão da Linha 2–Verde, promovendo conectividade entre bairros densamente povoados e o restante da malha metroviária”, destacou Marcus Herani, chefe do departamento de Operações Civis do Metrô.
Com a conclusão da obra, a expectativa é de que 320 mil novos passageiros por dia sejam incorporados ao sistema, com redução expressiva no tempo de deslocamento entre os bairros da região e maior eficiência nas conexões com outras linhas.
Equipes e Estrutura de Apoio
A operação do tatuzão contará com cerca de 150 profissionais, entre engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas e operadores. Além da roda de corte, a tuneladora inclui o chamado “backup”, composto por esteiras para retirada de terra, sistemas de ventilação, câmara hiperbárica e módulos para instalação das aduelas de concreto que revestem o túnel.
Após ter finalizado o primeiro trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, passando por Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato, o equipamento iniciará agora o percurso em direção à Estação Vila Prudente, com escavações previstas ainda para 2025.
Avanços no Pátio Tamanduateí
Paralelamente, as obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, na Zona Sul, seguem em ritmo acelerado, com 25% de execução já concluídos, segundo dados da Agência SP. A área total construída passará de 7.273 m² para 13.373 m², representando um aumento de aproximadamente 84%.
Entre as obras em destaque estão:
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Nova oficina de trens A1 com 5.200 m²;
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Ampliação da oficina C1 em mais 790 m²;
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Criação de quase 3 km de novas vias ferroviárias para circulação e estacionamento dos 22 trens novos, que virão da China.
Essas frentes de trabalho fazem parte do projeto de expansão e modernização da Linha 2-Verde, que se estenderá por mais de 8 km, com oito novas estações, transformando a mobilidade urbana na Zona Leste e ampliando o acesso da população ao transporte de qualidade.