4º Workshop IDEIAS Movimenta Terceiro Setor em São Paulo

Evento promovido pelo Lar Sírio reuniu mais de 30 organizações para debater impacto social e inclusão produtiva da juventude

Com o tema “Avaliando a inclusão produtiva na prática: conexão de jovens, mercado e oportunidades”, o 4º Workshop IDEIAS foi realizado no dia 29 de agosto na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, reunindo mais de 170 participantes do terceiro setor, poder público e empresas. A iniciativa é do Lar Sírio Pró-Infância, com patrocínio da Diálogo Engenharia.

O encontro fortaleceu a cultura avaliativa no campo social, promovendo a troca de experiências sobre formação profissional, mensuração de impacto social e inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.

A abertura do evento foi conduzida por Dr. William Adib Dib Júnior, presidente da Câmara Árabe-Brasileira e diretor jurídico do Lar Sírio, que destacou a importância de honrar a trajetória centenária da instituição.

Na palestra de abertura, Luciana Kamimura, do Instituto Cury, falou sobre os desafios para medir o impacto real de projetos sociais. Ela apresentou o conceito de SROI (Retorno Social Sobre Investimento) e destacou que transformações sociais exigem tempo, resiliência e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e práticas ESG.

A programação incluiu painéis com representantes do Lar Sírio, SEBRAE, SENAC, Ideal Social, Liga Solidária, entre outros, abordando estratégias de desenvolvimento institucional e empregabilidade juvenil. O procurador Josias Barcelos explicou o papel das políticas públicas e o direito à profissionalização, trabalho e renda, previsto no Estatuto da Juventude.

O secretário municipal Rodrigo Goulart apontou o apagão de vagas no comércio popular do Brás, e o impacto da informalidade entre jovens. Já Rodrigo Dib, do CIEE, apresentou dados preocupantes: 44% dos jovens ocupados no Brasil trabalham informalmente e 67% dos jovens com CLT recebem abaixo de R$ 1.800,00.

O evento também deu voz aos jovens participantes. Augusto Thales, aprendiz do Reino da Garotada de Poá, compartilhou sua visão: “É muito legal saber o outro lado da história”. Já a educadora Giulia Santos destacou a importância de incluir os jovens no debate: “É uma oportunidade para ouvir e adentrar esse universo”.

Com foco em aprendizado coletivo, escuta ativa e construção de soluções, o Workshop se consolida como espaço de referência nacional na articulação entre juventude, políticas públicas e terceiro setor.

Sair da versão mobile