Investimentos incluem canalização, contenção de margens, recuperação da drenagem e nova pavimentação para reduzir alagamentos históricos na Zona Leste
A Prefeitura de São Paulo está executando um pacote de obras estruturantes no Córrego Rodeio, em Cidade Tiradentes, com o objetivo de reduzir as enchentes que há décadas atingem a região. O investimento total é de R$ 94,4 milhões, contemplando canalização, contenção das margens, recuperação das redes de microdrenagem e pavimentação.
A primeira fase das intervenções, iniciada em novembro de 2024, é conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) em um trecho de 997 metros, classificado pela Defesa Civil como área de risco R3, entre a Rua Inácio Monteiro e a Estrada do Iguatemi. Desse total, 320 metros já foram concluídos.
Na segunda fase, que avança entre a Estrada Manoel de Oliveira Ramos e a Estrada do Iguatemi, o projeto abrange quase mil metros de extensão, com 280 metros já finalizados. As duas etapas incluem melhorias no sistema de drenagem e nova pavimentação das vias do entorno.
Uma terceira fase já foi contratada e prevê a canalização de mais 960 metros do córrego, entre as ruas Sara Kubitscheck e Patrício Teixeira até a Avenida Naylor de Itaquera. O investimento adicional é de R$ 43,8 milhões, com prazo de 12 meses para execução após a emissão da ordem de serviço.
As obras vão aumentar a capacidade de vazão da água, prevenir alagamentos e garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores de Cidade Tiradentes, uma das regiões mais afetadas por enchentes na Zona Leste.











Discusão sobre post