ACSP Tatuapé celebra 34 anos

Homenagens marcam cerimônia que destacou história, lideranças e atuação das forças de segurança

A ACSP Distrital Tatuapé celebrou, no dia 26 deste mês, seus 34 anos de fundação em uma noite marcada por homenagens, reconhecimentos e discursos que reforçaram a importância da entidade no fortalecimento do comércio e no desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo.

Vice-prefeito da cidade de São Paulo, Coronel Mello Araújo participou o evento e parabenizou a ação da ACSP.

O evento reuniu autoridades como João de Favari, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo; o vice-prefeito da cidade de São Paulo, Coronel Mello Araújo; e o subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério. A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional e a saudação à bandeira.

Diretores e homenageados em noite histórica na ACSP Distrital Tatuapé

Favari destacou os 131 anos da ACSP e o papel estratégico das Distritais na articulação com o poder público e no apoio ao empreendedorismo. Em seguida, Edison Grandesso, conselheiro da ACSP e ex-superintendente da Distrital Tatuapé, relembrou a trajetória da unidade e ressaltou uma curiosidade simbólica: a ACSP Penha, com 74 anos, e a ACSP Tatuapé, com 34 anos, comemoram aniversário no mesmo dia — criando uma conexão histórica entre as duas regiões.

Grandesso também homenageou lideranças que marcaram a trajetória da Distrital, como Antônio Giaquinto (in memoriam), que dá nome ao auditório principal, e Pedro Abarca, historiador reconhecido pelo trabalho de preservação da memória do Tatuapé, e que nomeia uma das salas internas da entidade.

Escritor e Historiador Pedro Abarca um dos citados no pronunciamento do conselheiro da ACSP, Edison Grandesso.

As homenagens seguiram para representantes das forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana. Todos receberam medalhas, placas e diplomas de mérito, entregues individualmente por diretores e conselheiros da ACSP Tatuapé.
Para ilustrar esse conjunto de reconhecimentos, a reportagem destaca o caso do inspetor-comandante Vanderlei Bento, responsável pela GCM na Zona Leste e suas 11 inspetorias. Assim como todos os demais homenageados, ele recebeu medalha, placa e diploma, evidenciando o papel estratégico da corporação no território.

A proximidade da Distrital com as instituições de segurança foi reforçada pela chamada individual dos homenageados ao palco, prática que valorizou cada profissional e aproximou público e corporações.

Um dos momentos mais emocionantes da noite ocorreu durante a fala de Paulo Matsuda, superintendente da Distrital, que homenageou toda a equipe administrativa — formada exclusivamente por mulheres — entregando flores e agradecimentos.
Tenho orgulho dessa equipe e gostaria de ter funcionárias assim na minha empresa”, disse, emocionando o público presente.

Membros das forças de segurança foram homenageados na ACSP distrital Tatuapé

Na etapa final das homenagens, foram reconhecidos o vice-prefeito Coronel Mello Araújo e o subprefeito Marcus Vinicius Valério pela atuação imediata após a explosão que ganhou repercussão nacional no Tatuapé, envolvendo armazenamento clandestino de fogos de artifício.
“O subprefeito é o prefeito da região. Ele estava lá de madrugada, acompanhando tudo de perto e amparando as famílias”, afirmou Mello.

Valério agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso do poder público com a população.

A noite foi encerrada com o tradicional parabéns pelos 34 anos, corte do bolo e coquetel para associados, lideranças, autoridades e convidados.

Sair da versão mobile