Nova unidade de moradia transitória oferece 204 vagas e reforça acolhimento na Zona Leste
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugura a Vila Reencontro Cidade Tiradentes, nova unidade do programa municipal voltado ao acolhimento e à garantia de moradia digna para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social. Com capacidade para atender até 204 pessoas em modelo inovador de moradia modular, o espaço amplia a rede municipal de acolhimento e fortalece os investimentos sociais na Zona Leste.
O Programa Vila Reencontro foi lançado em dezembro de 2022, com a primeira unidade na Cruzeiro do Sul. Desde então, já foram realizados 3.370 atendimentos e registradas 888 saídas qualificadas, que incluem acesso à moradia autônoma, reintegração familiar e inserção no mercado de trabalho. Só em 2025, o programa contabilizou 2.662 atendimentos e 540 saídas qualificadas, distribuídos entre as 10 Vilas atualmente em funcionamento.
Moradia modular e estrutura completa de apoio
A Vila Reencontro Cidade Tiradentes terá 46 módulos de moradia, integralmente financiados com recursos municipais. São 41 unidades de 18 m², com capacidade para até quatro pessoas, e outras cinco unidades de 36 m², destinadas a famílias maiores, de cinco a oito pessoas, ou com a presença de pessoas com deficiência.
O complexo conta ainda com 13 módulos de apoio e serviços, incluindo vestiários femininos e masculinos, sala estendida, lavanderia, cozinha e refeitório, banheiro acessível para pessoas com deficiência, sala administrativa e brinquedoteca. A estrutura foi pensada para garantir acolhimento humanizado, convivência, organização da rotina e acompanhamento social das famílias atendidas.
Um casal de futuros moradores da Vila Reencontro Cidade Tiradentes definiu o momento em uma palavra: “gratidão”.
“Gratidão pela oportunidade que vocês estão nos dando. Queremos aproveitar todas as oportunidades, todas as atividades, para recomeçar a vida e conquistar a nossa casa própria”, afirmaram.
A gestão da nova unidade será realizada pela ASCOM – Associação Comunitária São Mateus, Organização da Sociedade Civil (OSC) de reconhecida atuação na cidade. A produção dos módulos habitacionais ficou a cargo do Grupo Cesar.
Programa Vila Reencontro na Zona Leste
Criado para ampliar a oferta de acolhimento humanizado e soluções de moradia digna para a população em situação de rua, o Programa Vila Reencontro se consolidou como uma das principais políticas públicas municipais de moradia transitória em São Paulo. As unidades contam com módulos habitacionais independentes, espaços de convivência, serviços de apoio social, atendimento técnico especializado e ações voltadas à promoção da autonomia, geração de renda e reinserção social e econômica.
Desde 2022, já foram entregues unidades em regiões estratégicas da cidade, como Santana, Mooca, Vila Maria, São Mateus, Ipiranga, Penha, Ermelino Matarazzo, Campo Limpo, entre outras, totalizando 10 Vilas em funcionamento, além de novos complexos em fase de implantação. Com a chegada da Vila Reencontro Cidade Tiradentes, o programa amplia sua capilaridade em um dos maiores bairros da Zona Leste, região com alta demanda por políticas de acolhimento e proteção social.
Serviço
Vila Reencontro Cidade Tiradentes
Endereço: Rua dos Têxteis, 2155 – Cidade Tiradentes
Inauguração: 1º de dezembro de 2025
Fonte dos recursos: Municipal
