A Prefeitura de São Paulo inaugurou o novo prédio da UBS Engenheiro Trindade, na Penha, ampliando em 208% a capacidade de consultas médicas mensais. Com investimento de R$ 11,6 milhões, a unidade passou de 1.232 para 3.796 consultas por mês e agora pode realizar até 7,8 mil atendimentos mensais, incluindo vacinação, coletas, acolhimentos e atendimentos multiprofissionais.
A nova sede conta com 1,4 mil metros quadrados de área construída e reforça a rede pública de saúde da região, que engloba mais de 30 serviços, como o Hospital Dia Penha – Hatiro Shimomoto, AMA Vila Sílvia e UBSs Jardim Nordeste, Vila Esperança e Jardim Keralux. A unidade atende cerca de 41,5 mil moradores em uma área de alta densidade populacional.
Assim como outros novos equipamentos da cidade, a UBS está integrada ao sistema Smart Sampa, a maior rede de monitoramento por câmeras da América Latina, garantindo mais segurança a usuários e profissionais.
O espaço passou de 23 para 48 ambientes, reunindo farmácia, salas de vacinação, área de urgência e emergência, salas para atividades coletivas, setores administrativos e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. A mudança amplia a capacidade operacional, melhora a acessibilidade e oferece mais conforto aos moradores.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a antiga unidade funcionava em um espaço pequeno e limitado. A nova estrutura conta com atendimento odontológico, climatização em todas as salas e aumento do quadro funcional, que passou de 43 para 123 profissionais.
A UBS oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, entrega de medicamentos, telemedicina, visitas domiciliares e atividades coletivas. O atendimento é realizado por três Equipes de Atenção Primária (EAP) e cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de profissionais como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico e psiquiatra.
Moradores também elogiaram a ampliação. Fabíola Pires dos Santos destacou o aumento da qualidade do atendimento, enquanto Valter Hipólito relatou rapidez no processo de exames e resultados.
A unidade integra a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Penha, responsável por cerca de 474,6 mil habitantes. A gestão é feita pela Organização Social de Saúde SAS Seconci-SP, com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h. O custeio mensal previsto ultrapassa R$ 1,3 milhão.










Discusão sobre post