• Edições Virtuais
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
quarta-feira, 4 de novembro de 2026
Desenvolve Leste
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Bairros
    • Aricanduva e Região
    • Cid. Tiradentes e Região
    • Ermelino Matarazzo e Região
    • Guaianases e Região
    • Itaquera e Região
    • Itaim Paulista e Região
    • Mooca e Região
    • Penha e Região
    • São Mateus e Região
    • São Miguel Paulista e Região
    • Tatuapé e Região
    • Vila Prudente e Região
  • Notícias
    • Esportes
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, ZL!
  • Guia Gastronômico
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Colunas
    • Artigos
    • Coluna Direito
    • Coluna Sebrae
    • Coluna Senac
    • Coluna OAB
    • Marketing
  • Veja +
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Economia
    • Educação
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
  • Edições Virtuais
Desenvolve Leste
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Senado aprova proposta de segurança pública com foco no combate ao crime organizado

3 de novembro de 2026
Tempo de leitura: 4 minutos
0 0
A A
Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal
Facebook
Twitter
Whatsapp

O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (3), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que reorganiza as forças públicas para ampliar o combate ao crime organizado no país.

Aprovação unânime e articulação governamental

O texto teve apoio unânime dos senadores votantes, com 73 votos favoráveis e nenhum contrário, em primeiro turno. No segundo turno, o placar foi de 75 votos favoráveis e nenhum contrário. Eram necessários ao menos 49 votos favoráveis para que a mudança constitucional fosse aprovada.

De autoria do Poder Executivo, a PEC da Segurança estabelece penas mais duras e regimes de prisão mais restritos para chefes de facções e milícias e cria um novo pacto federativo entre União, estados e municípios para o enfrentamento ao crime no Brasil. Essa proposta foi uma das prioridades do atual governo para a área da segurança. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu criar o Ministério da Segurança Pública após aprovação da PEC.

Matérias Relacionadas

São Paulo tem três universidades estaduais entre as melhores instituições do mundo em empregabilidade

Universidades de São Paulo entram no top 300 mundial de empregabilidade

7 minutos atrás
El Niño 2026 registra mais um marco histórico de aquecimento

El niño de 2026 bate recorde histórico de aquecimento no pacífico

2 horas atrás
Carregar mais
publicidade
Anuncie para a Zona Leste de São Paulo!Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

O texto-base da proposta foi aprovado no início de setembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e repetiu o mesmo teor do que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados. Com isso, o texto será promulgado pelo Congresso Nacional.

Debate sobre a maioridade penal

Antes da votação da PEC, os senadores discutiram a inclusão de emendas de plenário que tratavam da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, ou até mesmo para 14 anos.

O relator da PEC, senador Rogério Carvalho (PT-SE), não acolheu as emendas no relatório final, mas recomendou que elas constituíssem propostas autônomas que pudessem tramitar em conjunto e serem votadas posteriormente em separado. Se as emendas fossem votadas e aprovadas, o texto retornaria à Câmara. Por um placar apertado de 38 a 36, o requerimento do relator para separar as emendas em outro projeto foi aprovado.

“As matérias tratadas nas emendas são relevantes e merecem ser debatidas por essa Casa. Não se confundem, com tudo, com o objetivo central da PEC 18/2025, voltado ao combate ao crime organizado e à reestruturação da governança federativa da segurança pública”, argumentou o relator.

Segundo Carvalho, há forte divergência doutrinária e política sobre a redução da maioridade penal no país.

“Parte dos juristas entende que a maioridade penal prevista no artigo 228 da Constituição Federal constitui clausula pétrea, por integrar o rol de direitos e garantias individuais e que, por isso, o limite etário da responsabilidade criminal não poderia ser alterado, nem mesmo por emenda constitucional. Outra corrente entende que o artigo 228 não se enquadra nas cláusulas pétreas e que a idade de imputabilidade penal pode ser modificada por emenda constitucional”, acrescentou.

A emenda 84, apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), propunha reduzir a idade de responsabilização penal para 16 anos como regra geral e para 14 anos nos casos de crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e participação em organizações criminosas.

Já a emenda 87, do senador Camilo Santana (PT-CE), mantinha a regra geral de 18 anos, mas reduzindo a maioridade penal para 16 anos nos casos de crimes hediondos. A iniciativa não tem amplo apoio na base do governo. A redução da maioridade penal é um tema controverso entre organizações da sociedade civil de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Outras quatro emendas, que tratavam de temas como acesso de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) pelas Forças Armadas e inclusão dos agentes de trânsito no rol de órgãos de segurança pública, também foram rejeitadas pelo relator, e não chegaram a ir à votação.

Mudanças estruturais e sistema único

Entre outras medidas, a PEC propõe a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), alterando o Artigo 144 da Carta Magna, que trata da segurança pública. A proposta inclui que a segurança deve ser exercida “em regime de cooperação federativa” e “por meio da atuação integrada e descentralizada” das diferentes instituições que trabalham com o tema.

“Os órgãos de segurança pública articular-se-ão em regime de cooperação federativa, por meio do Sistema Único de Segurança Pública, destinado a assegurar a eficiência da prevenção, da persecução e da execução penal”, define o texto.

A PEC estabelece penas mais duras e regimes especiais de prisão para os chefes de facções e milícias, como prisão em unidades de segurança máxima e restrição ou vedação à progressão de penas. Também são previstas medidas patrimoniais contra o produto do crime, a responsabilização de pessoas jurídicas envolvidas e a proteção a denunciantes e seus familiares. Outra novidade da PEC é a possibilidade de criação de polícias municipais de natureza civil, submetidas ao controle externo do Ministério Público, com a atribuição de realizar policiamento ostensivo e comunitário no âmbito das cidades onde atuarão. A PEC ainda amplia atribuições da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prevê a criação de polícias municipais e aumenta a vinculação do orçamento público para a segurança pública.

Financiamento e repasses orçamentários

Segundo a PEC, 50% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) serão repassados pela União para os estados e municípios, excluídas despesas de custeio e investimento da polícia penitenciária nacional do Funpen.

“As regras de financiamento fortalecem o FNSP e o Funpen, criam vinculações e blindagens orçamentárias e garantem repasses obrigatórios. Essas medidas aumentam a previsibilidade financeira, garantindo a perenidade das ações policiais”, escreveu o relator.

O texto ainda prevê que 10% do superávit financeiro anual do Fundo Social, ligado ao pré-sal, sejam destinados aos fundos da segurança, “reforçando o financiamento contínuo das políticas nacionais de segurança pública e execução penal”. A proposta prevê também a criação do Sistema de Políticas Penais, responsável pelo sistema prisional brasileiro, e autoriza União, estados e municípios a atuarem conjuntamente na legislação sobre segurança pública, organização de polícias, guardas municipais e sistema socioeducativo.

Fonte: Agência Brasil - EBC

publicidade
Anuncie para a Zona Leste de São Paulo!Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

Matérias Relacionadas

São Paulo tem três universidades estaduais entre as melhores instituições do mundo em empregabilidade
Últimas notícias

Universidades de São Paulo entram no top 300 mundial de empregabilidade

4 de novembro de 2026
El Niño 2026 registra mais um marco histórico de aquecimento
Últimas notícias

El niño de 2026 bate recorde histórico de aquecimento no pacífico

3 de novembro de 2026
Câmara de SP arquiva pedido de impeachment contra Ricardo Nunes
Últimas notícias

Câmara de São Paulo rejeita processo de impedimento contra prefeito Ricardo Nunes

3 de novembro de 2026
Medina vence etapa nas Filipinas e assume vice-liderança da WSL
Últimas notícias

Gabriel Medina vence nas Filipinas e salta para a vice-liderança da WSL

3 de novembro de 2026
publicidade
Anuncie para a Zona Leste de São Paulo!Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

AS + LIDAS

  • Governo de SP cria novo nível de alerta para antecipar resposta a eventos extremos via Operação El Niño - Agência SP, a agência de notícias de São Paulo

    Defesa Civil de SP cria nível Laranja contra eventos extremos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Novo açúcar de cana tem baixo índice glicêmico e mesmo sabor

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Governo de SP libera R$ 4,4 milhões para moradias no interior

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Crimes eleitorais no segundo turno: o que é proibido e quais as penas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em carro de supermercado na Zona Leste

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Polícia Civil afasta cinco policiais em Mogi das Cruzes

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Carregando previsão…

O Grupo Desenvolve Leste valoriza a região que mais se desenvolve na cidade de São Paulo.

Siga-nos também nas redes sociais:

@desenvolveleste
redacao@desenvolveleste.com.br
(11) 3136-2564 (Atendimento)

Faça parte ativamente do desenvolvimento da região, entre e participe do nosso grupo.

Apoiadores:

  • Edições Virtuais
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

© Desde 2017 | Grupo Desenvolve Leste | Aqui é ZL!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Bairros
    • Aricanduva e Região
    • Cid. Tiradentes e Região
    • Ermelino Matarazzo e Região
    • Guaianases e Região
    • Itaquera e Região
    • Itaim Paulista e Região
    • Mooca e Região
    • Penha e Região
    • São Mateus e Região
    • São Miguel Paulista e Região
    • Tatuapé e Região
    • Vila Prudente e Região
  • Notícias
    • Esportes
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, ZL!
  • Guia Gastronômico
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Colunas
    • Artigos
    • Coluna Direito
    • Coluna Sebrae
    • Coluna Senac
    • Coluna OAB
    • Marketing
  • Veja +
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Economia
    • Educação
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
  • Edições Virtuais

© Desde 2017 | Grupo Desenvolve Leste | Aqui é ZL!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Whatsapp