Thomas Stewart, em seu livro, “Capital Intelectual – A nova riqueza das organizações”, destaca que o “Capital Intelectual” é a capacidade mental coletiva, ou seja, a soma do conhecimento de todos em uma empresa, sendo esta a principal vantagem competitiva.
Uma preocupação comum entre os participantes era justamente como criar programas de incentivos para estimular os jovens a construírem suas carreiras no segmento varejista.
– É extremamente importante definir um perfil de colaborador para cada função; isso vai ajudar muito no processo de recrutamento.
– Procure recrutar pessoas em lugares onde você possa encontrar candidatos com o perfil adequado para a vaga.
– Crie um processo seletivo, um roteiro de entrevista, com perguntas e testes que te façam identificar as habilidades do candidato.
– Estabeleça um ritual de acolhimento do novo colaborador no seu primeiro dia de trabalho; é importante contar a história da empresa, apresentar os colegas de trabalho e destacar todos os detalhes do serviço a ser executado.
– Desenvolva um processo de treinamento para o novo colaborador: treine, treine e treine. Depois coloque um colaborador mais experiente para ser seu “padrinho ou madrinha”.
– Evite (e não permita) trotes e brincadeiras com os iniciantes. Apesar de algumas pessoas acharem isso divertido, além de estar fora de moda, aumenta a possibilidade da empresa receber um processo trabalhista.
– Explique ao novo colaborador o plano de carreira da empresa e como ele pode prosperar e evoluir a partir do seu trabalho e com o crescimento da empresa.
– Implante campanhas de Endomarketing (Marketing Interno), sempre com base na meritocracia; isso motiva a equipe e fortalece a cultura organizacional.
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