A reportagem conversou com a vereadora Sandra Tadeu sobre o bairro de Itaquera e suas demandas. Entre as situações enumeradas pela parlamentar, está a necessidade de se finalizar a obra do novo terminal de ônibus de Itaquera, que se arrasta desde o ano de 2014. “Era uma promessa de quando foi construída a Arena Corinthians, ou seja, era para ter ficado pronto na Copa.”
Quanto ao problema das enchentes, Sandra falou da importância de se construir um piscinão e da necessidade de realizar intervenções no córrego Rio Verde. Isso para que haja uma diminuição das perdas para os moradores e comerciantes quando chega o período das chuvas, além de outras observações sobre o bairro de Itaquera e suas demandas quando o assunto se refere às enchentes.
Já no sistema viário, a parlamentar destacou a necessidade de se melhorar a conclusão da Radial Leste em Guaianases. “Só tem uma bifurcação terrível, que não atende a demanda. Há também um grande projeto aqui para Itaquera, na Ladeira do Xisto, que está em andamento. A Prefeitura vai investir numa grande reurbanização na sua parte inferior. O prefeito Bruno Covas está desenvolvendo este trabalho. E temos colocado emendas neste sentido. E também precisamos interligar os dois lados do bairro. Não podemos mais ter uma Itaquera dividida, no que se refere ao viário.”
A vereadora ainda comentou sobre os diálogos e a conquista da Vara do Tribunal de Justiça voltada para a mulher vítima de violência doméstica, na estação de metrô Corinthians-Itaquera.
“Estamos colocando as ideias para que Itaquera melhore em todos os sentidos. Tem ainda as questões da Saúde e Educação. O Hospital Planalto passará por uma reforma na sua parte inferior e vamos ter uma unidade nova no Jardim da Conquista. Além disso, a administração Covas trouxe pra cá a reforma de oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs).”
Sobre alguns projetos que só ficaram no papel, como da construção do Fórum de Itaquera, a parlamentar comentou o seguinte: “Tenho discutido a questão. Mas também sinto que ouve uma diminuição das falas com relação a este assunto. Estive presente quando foi assinada a doação da área para esta finalidade. E isso ficou muito marcado pra mim. Ainda vamos conversar sobre isso”, finalizou.
ESTAVA TUDO CERTO
Em 19 de julho de 2007, na gestão Gilberto Kassab, a Prefeitura divulgou a informação de que uma antiga reivindicação começava a se tornar uma realidade: a construção do Fórum Regional de Itaquera.
O anúncio foi feito pelo então governador José Serra e as obras teriam início naquele mesmo ano e concluídas em novembro de 2009, nas proximidades da estação de metrô Corinthians-Itaquera, em um terreno municipal que seria doado pela Prefeitura ao Estado. As obras teriam um custo de R$ 21 milhões.
O Fórum de Itaquera, naquela época, já funcionava em um prédio alugado localizado na Avenida Pires do Rio e já apresentava problemas referentes à demanda e ao acesso dos profissionais e pessoas que necessitavam do Judiciário.
“Percebemos esta necessidade e levamos na época a solicitação ao prefeito em função da área pertencer ao Poder Público Municipal. Muito atencioso, de imediato recebemos a autorização para desenvolver o projeto. Na sequência, o atual prefeito e o governador aceleraram as tratativas”, explicou o subprefeito de Itaquera no dia do anúncio da obra, Laert de Lima Teixeira.
Discusão sobre post