De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Por isso, os cuidados com o Diabetes devem sempre existir.
Para auxiliar os pacientes a conviver com o Diabetes sob controle, o São Cristóvão Saúde promoverá a “Semana Interativa de Prevenção às Complicações do Diabetes”, de 20 a 24 de janeiro, das 9h às 16h, no CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde.
“Dedicamos parte da nossa estrutura médico-hospitalar para apoiar e informar cada vez mais pessoas sobre os cuidados com o Diabetes. Através do nosso ‘Programa de Prevenção ao Diabetes’, temos como missão orientar a comunidade sobre a importância da prática de atividades físicas e alimentação adequada, bem como educar para a aceitação da doença, prevenir complicações e melhorar a adesão ao tratamento adequado”, destaca o CEO do São Cristóvão Saúde, o Engº Valdir Ventura.
A ação terá uma programação exclusiva voltada a melhoria de vida dos portadores do Diabetes.
- Estação enfermagem: avaliação com especialista e locais para aplicação de insulina. Orientação sobre quais os sapatos mais confortáveis usar para quem tem sensibilidade nos pés, além de como higienizar o aparelho glicômetro, calibrá-lo e controlar corretamente a glicemia. Para isso, recomenda-se que os participantes levem seus aparelhos de medição.
Os especialistas farão a avaliação completa medindo o peso dos participantes, altura, circunferência abdominal e índice de massa corpórea.
- Estação saúde bucal: orientações sobre higiene e relação com a doença.
- Estação nutrição: mesa de alimentos para montagem de pratos e orientação para uma dieta adequada.
- Estação educador físico: exercícios físicos adequados para realizar em casa e orientação sobre a importância de fazer atividade física.
- Estação oftalmologia: apresentação das dificuldades para enxergar que o diabético enfrenta e orientações sobre complicações oftalmológicas que podem ocorrer por conta da doença e como tratá-las.
- Estação farmácia: orientações sobre o uso da insulina, avaliação farmacêutica personalizada, reação ou duplicidade entre medicamentos. Os participantes podem levar suas prescrições médicas para tirar dúvidas.
Além de todas as estações, diversos especialistas darão palestras, no auditório do CAIS, em horários e dias diversos:
Dia 20/01: Clínica Médica Palestra: Como prevenir complicações do diabetes? Responsável: Dra. Viviane Fedirici. Horário: 14h. | Dia 22/01: Dentista Atendimento: Orientação e avaliação odontológica individual. Responsável: Dr. Marcos Almeida Horário: das 9h às 15h. |
Dia 21/01: Clínica Médica Palestra: Diabetes e Qualidade de Vida. Responsável: Dra. Shirley Nakamura. Horário: 9h. | Dia 23/01: Oftalmologista Palestra: Entendendo a retinopatia diabética. Responsável: Dr. Hélcio Júnior. Horário: 13h. |
Dia 22/01: Educador Físico Palestra: A prática da atividade física e seus benefícios para o diabético. Responsável: Caio Eduardo Pinto. Horário: 13h. | Dia 24/01: Nutricionista Palestra: Nutrição e Diabetes. Responsável: Natália Medeiros. Horário: às 14h. |
Semana Interativa de Prevenção às Complicações do Diabetes.
Cuidados com o Diabetes.
Dia: 20 a 24 de janeiro.
Horário: das 9h às 16h.
Local: CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde.
Endereço: Av. Paes de Barros, 1.815, Mooca.
Mais informações: (11) 2029-7703 ou (11) 2029-7718.
Discusão sobre post