Na última terça-feira, 25, a Fundação Procon, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), inaugurou o primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor. A unidade fica no 8º Distrito Policial do Decap, localizado no Brás, na Rua Sapucaia, 206, região estratégica por conta da grande concentração de consumidores.
Este é o projeto piloto de um convênio entre as duas instituições para promover a ampliação de até 1.056 atendimentos presenciais e audiências de conciliação em três meses, além da integração das respectivas plataformas digitais de atendimento.
Mesmo com a prestação de serviços pela internet ser cada vez mais frequente no cotidiano do cidadão, o Procon constatou que ainda existe um público fiel ao atendimento presencial (40% das demandas registradas). São os consumidores considerados hipervulneráveis como, por exemplo, os idosos e as pessoas com deficiência.
Para o secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, a parceria com a SSP é uma grande vitória para o consumidor, já que muitas vezes o cidadão procura a polícia com situações “não criminais” que são de competência de um órgão de defesa do consumidor.
Por outro lado, o consumidor procura o Procon com uma demanda que, apesar de ser de competência da instituição, contém indícios de crime contra o consumo. “Assim, torna-se essencial o compartilhamento de dados e informações entre ambos, bem como uma aliança estratégico-operacional, a qual será facilitada com a aproximação física entres os mesmos”, diz Capez.
Dado que o Procon e a SSP atendem o consumidor, com essa parceria, diante de um conflito de consumo, ambos podem ser acionados a solucionar a questão, justificando a otimização e a união de esforços.
Isso permitirá ao Estado alcançar a eficiência tanto na persecução de crimes que envolvam a relação de consumo, como na orientação e encaminhamento de reclamações que constituam crimes. A ação conjunta permitirá ainda o mapeamento dos reclamados e a identificação da atuação de organizações criminosas. Para ser atendido no posto, o consumidor deverá fazer um agendamento prévio, que estará disponível no portal AgendaSP.
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