Que São Paulo é a capital da gastronomia, os brasileiros sabem. Agora, o diferencial é que esta realidade passou a ser de conhecimento mundial. A culinária local está no mais recente ranking divulgado pelo portal Trip Advisor, um dos mais acessados por turistas que planejam as próximas viagens.
Anualmente, a plataforma divulga a seleção do público no prêmio Traveller’s Choice. Na edição 2022, a cidade ocupa o sétimo lugar, à frente de outras como Nova Iorque (EUA), Florença (Itália) e Lisboa (Portugal). A publicação ressalta tanto a gastronomia quanto a oferta cultural e o comércio da cidade: “a culinária e a arte de São Paulo, a maior cidade da América do Sul, é tão multinacional quanto sua diversificada população de mais de 11 milhões de habitantes. Com os restaurantes do bairro Jardins servindo todos os tipos imagináveis de pratos e lanchonetes do mundo inteiro, não seria estranho você ir a São Paulo só para comer. Mas você perderia museus de nível internacional, excursões pelos diferentes e animados bairros, além de ótimas compras”.
OFERTA AMPLA
As características diversas da cidade, que é cosmopolita, atraem mais de 15 milhões de visitantes, em média, por ano, sendo aproximadamente 20% estrangeiros. Segundo dados do Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura, mais de 70% deste público frequenta bares e restaurantes.
“São Paulo tem uma oferta gastronômica ampla, capaz de atender aos paladares mais exigentes. Todos os anos, a gastronomia paulistana é destacada em premiações ao redor do mundo, dos mais diferentes tipos, elegendo opções que vão de restaurantes de luxo à comida de rua”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Com a pandemia, este setor foi duramente impactado, mas a Prefeitura esteve atenta aos desafios, lançando, por exemplo, programas como o Ruas SP, que permite que os estabelecimentos ocupem, com mesas e cadeiras, a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regulamentado, dando mais segurança aos frequentadores que buscam espaços ao ar livre”, completa.
Segundo dados do “Observatório da Gastronomia”, a cidade possui 23 mil estabelecimentos comerciais, dos quais cerca de 9 mil são restaurantes e similares. Ao todo, mais de 50 tipos de cozinha estão contemplados.
Discusão sobre post