A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou ao jornal Desenvolve Leste que a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carrão “Masataka Ota” – na Rua Luís Pinto, 664, Vila Carrão – está prevista para o mês de agosto deste ano. A contratação dos profissionais da unidade ocorrerá sob a gestão da Organização Social de Saúde e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
A unidade terá atendimento 24 horas e contará com raio-X, eletrocardiografia, odontologia, laboratório de exames, leitos de observação (adulto e infantil) para pessoas acometidas por quadros agudos de natureza clínica, primeira intervenção para os casos cirúrgicos e traumatologia.
No local, será possível estabilizar os pacientes e realizar a investigação diagnóstica inicial a fim de definir a conduta necessária para cada caso. Além de manter os pacientes em observação para o resultado diagnóstico ou estabilização clínica.
Essa UPA fará parte da Rede de Atenção às Urgências, que tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, estruturando uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As obras da UPA Carrão – Masataka Ota são realizadas com recursos do programa Avança Saúde SP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa promove a reestruturação e requalificação das redes assistenciais da cidade de São Paulo por meio da ampliação da oferta, melhora das condições de acesso e aprimoramento da qualidade de serviços municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
Discusão sobre post