A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde , aplicou 149.244 doses de imunizantes no dia 6 de maio durante o Dia D de Multivacinação.
Foram aplicadas 89.925 doses contra a Covid-19, 42.671 de influenza e 16.648 doses de multivacinação.
“É mais uma iniciativa do prefeito Ricardo Nunes abrindo as unidades no sábado para aumentar a taxa de vacinação em São Paulo. Nós já avançamos bastante no [combate] ao sarampo, da poliomielite, são doenças que nós temos que erradicar, não podemos permitir que elas retornem, e isso é um grande avanço para todos nós”, afirmou o secretário Luiz Carlos Zamarco.
Somente com o imunizante da Pfizer bivalente, que protege contra a Covid-19, foram aplicadas 77.209 doses para toda a população acima de 18 anos de idade. Desde o dia 27/02, já foram aplicadas 1.532.475 doses do imunizante.
A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada para quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.
DISPONIBILIDADE ABRANGENTE
Atualmente, além das pessoas acima de 18 anos de idade, o imunizante está disponível também para maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
“A Organização Mundial da Saúde fez a publicação do fim do estado de emergência da Covid-19, mas não quer dizer que vamos baixar a guarda; temos que nos vacinar”, reforçou o prefeito Ricardo Nunes.
Atualização da carteira de vacinação
O Dia D de multivacinação foi uma oportunidade para os munícipes atualizarem a carteirinha de vacinação, com vacinas contra a Covid-19, influenza (vírus causador da gripe), vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Além disso, as UBSs da capital entregaram aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), a ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV. A escola fará a sensibilização dos adolescentes sobre a importância da imunização.
Mais informações sobre a vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.
Discusão sobre post