De acordo com as dicas do Sebrae Mercados, através de Fred Rocha, especialista em comércio eletrônico e varejo, os lojistas precisam estar atentos às mudaças que o segmento vem enfrentando já há algum tempo. Além de atender bem o cliente, ações internas também devem ser levadas em consideração.
Como incentivar os vendedores a ligar, enviar e-mails ou até mesmo usar o Whatsapp para divulgar ofertas e convidar o cliente para ir até a loja. Mas atenção, o vendedor tem que ser estimulado sempre: crie uma rotina para estes novos hábitos e reforce as novas estratégias.
Realizar reuniões semanais breves e objetivas também são importantes. As pessoas precisam de um momento para conversar sobre metas e falar de problemas dos produtos e de clientes. Também é um ótimo momento para os fornecedores treinarem sua equipe sobre seus produtos. Estes encontros não precisam ser longos: 30 minutos são suficientes. Para muitos varejistas, estes pequenos treinamentos são perda de tempo, mas cuidado: ao abrir mão destas reuniões, você terá uma equipe sem preparo para atender bem a seus clientes, ou seja, no futuro, isso comprometerá o desempenho das suas vendas. Outra dica do Sebrae é: compre bem para vender melhor. Para o comércio ter sucesso, um dos segredos é comprar muito bem dos fornecedores, negociar ao extremo e se possível pagar à vista. No entanto, nos dias de hoje você não pode comprar apenas pelo lucro. Escolha mercadorias que atendam às necessidades das pessoas. Encher sua loja de mercadorias sem esta seleção estratégica pode resultar em futuras remarcações, que só tiram o lucro e atrapalham os resultados da sua empresa.
E não esqueça que hoje em dia é importante expandir o seu negócio. De acordo com o especialista, muitos empresários acreditam que para fazer isso é preciso aumentar o número de lojas. Mas a expansão também pode ser feita por meio da diversificação dos canais de atendimento, criação de nichos diferentes para pessoa jurídica e física, separação das vendas por volume, participação em licitações e oferta ou atendimento diferenciando para clientes especiais. Lembre-se: crescer uma empresa é aumentar lucros e não os problemas!
Parceria
A CDLI (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera), Sebrae e o Senac de Itaquera, oferecem cursos e ações voltadas para melhorar o atendimento no comércio. Sebrae: Rua Victório Santim, 57, Vila Carmosina. Telefone: 2056-7120. Senac Itaquera: Avenida Itaquera, 8.266, Vila Carmosina. Telefone: 2185-9200.
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