Em 17 anos de vida, na antevéspera do aniversário de 33 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi a primeira vez que o adolescente Gabriel (nome fictício), internado no CASA Itaquera, viu o planeta Terra e o Universo sob as projeções da cúpula de um planetário. “Fiquei espantado em ver como o Sol é gigante, porque cabem milhares de vezes o tamanho da Terra nele”, conta o jovem.
A primeira experiência veio nas férias escolares por meio do Projeto Móbile, que levou o planetário móvel ao centro socioeducativo da Fundação CASA. Nele, os adolescentes aprenderam sobre conceitos básicos de astronomia, viajaram pelo Sistema Solar e retornaram à Terra para se conscientizar que é o único planeta nesse sistema que permite a vida humana.
VIAGEM DE EXPLORAÇÃO
Numa estrutura inflável e em formato de cúpula, o planetário reproduziu o céu numa estrutura de 180º, que permitiu aos adolescentes e os servidores locais a embarcar numa viagem de exploração que envolveu ensinamentos sobre os tamanhos e composições químicas e físicas dos planetas do Sistema Solar, os movimentos de rotação e translação da Terra e a educação ambiental.
Em quatro sessões distintas, jovens e servidores se encantaram com o universo projetado. “Os adolescentes foram muito receptivos e interativos, e estar em um centro socioeducativo da Fundação CASA foi uma experiência inédita nos últimos anos para nós”, afirmou o historiador Carlos Eduardo Garcia, gerente do Projeto Móbile, que apresentou e orientou os jovens e servidores nas sessões.
A principal mensagem que o Projeto busca levar aos participantes, segundo Garcia, é sobre a consciência ambiental. “No Sistema Solar é impossível a vida fora da Terra e o nosso foco principal é mostrar a importância da preservação do planeta”, acrescentou o gerente.
CONTEÚDO APROFUNDADO
De acordo com o jovem Gabriel, o conteúdo foi apresentado de forma mais aprofundada do que ele já havia estudado em sala de aula. “Aprendi sobre a necessidade de cuidarmos do planeta em que vivemos.”
Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o acesso a esse tipo de atividade pedagógica, cedida em ação social pela empresa, contribui para a formação dos adolescentes em internação.
“É proporcionar um momento de observar o mundo por outro ângulo, assim como é o processo de reflexão sobre o ato infracional praticado, para que venha a ter consciência e mude de postura diante da sociedade”, afirma João Veríssimo.
ENSINO NA FUNDAÇÃO CASA
A maioria dos jovens participantes dessa experiência cursa o Ensino Fundamental Anos Finais (antigo Ensino Fundamental II) e Ensino Médio. As aulas da educação escolar na Fundação CASA ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo o sistema, conteúdo e calendário da rede pública estadual.
A programação das férias de julho do CASA Itaquera ainda contará com apresentação dos espetáculos “Fio do Meio, ato n°2: a travessia desacreditado do esbarrão”, do coletivo Cia Gente, e Caravana Tapioca; palestras sobre trajetória de vida, machismo e meio ambiente – com direito a apresentação de animais como coruja e cobra, dentre outras atividades.
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