O prefeito Ricardo Nunes participou no dia 6 de setembro da inauguração do Espaço Prevenir, um serviço inédito do Governo de São Paulo que presta atendimento psicossocial às famílias de dependentes químicos e aos egressos de comunidades terapêuticas que estão em fase final ou já completaram o tratamento. O objetivo é a prevenção de recaídas e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Durante a inauguração, Nunes destacou que a parceria com o Governo de SP para o atendimento dos dependentes químicos que vivem na capital é extremamente importante e apontou que hoje a rede municipal conta com diversos serviços para o atendimento desse público em parceria com o Governo do Estado.
“Essa questão do uso de drogas está aumentando muito e os países que liberaram drogas estão arrependidos”, disse. “Estão acabando com os nossos jovens”, completou.
LOCALIZAÇÃO
Instalado na Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, 50, Tatuapé, o serviço funcionará de ‘portas abertas’, ou seja, a população pode se dirigir ao local e será atendida. A capacidade do local é para receber até 200 pessoas por mês e o investimento anual do Governo de SP será de R$ 600 mil.
“O foco é fazer a prevenção junto às famílias que acabam identificando que há usuários de drogas dentro dos seus lares ou até mesmo, num segundo momento, aqueles que já passaram pelo tratamento e agora precisam de uma mão amiga, de alguém para estar os aconselhando, acompanhando por esse período pós-tratamento”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento.
ATUAÇÃO
A equipe técnica do Espaço Prevenir é formada por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. O equipamento oferecerá dinâmicas psicoemocionais, terapias em grupos, consultas com psicólogos e atividades de cultura e lazer.
Os profissionais orientarão as famílias sobre como proceder ao perceber que seu ente está envolvido com drogas, e pode, inclusive, sugerir medidas como a internação. O time do Espaço Prevenir também ajudará os dependentes químicos em recuperação na reintegração social e profissional, auxiliando-os a montar currículos e buscar recolocação no mercado de trabalho.
“É um local de portas abertas. É voltado para quem está convivendo com pessoas com dependência química, que não sabe como lidar ou que tem uma relação de codependência, muitas vezes associada à violência e rompimento de vínculos. É um espaço que prestará apoio, inclusive, aos filhos de dependentes, pois é fundamental romper esse ciclo para que a próxima geração não enverede pelo mesmo caminho. Nesse sentido, também faremos uma prevenção contra o uso de drogas”, explica Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
Serviço:
Espaço Prevenir em São Paulo
Endereço: Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, 50, Tatuapé.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 21h.
Discusão sobre post