O Natal é considerado como a data mais mágica do ano, não apenas pela atmosfera festiva, mas também pelo potencial significativo aumento nas vendas para empresas de diversos setores.
Essa é uma época em que as pessoas estão dispostas a presentear e, consequentemente, gastar mais nas suas compras, o que torna esse período uma oportunidade imperdível para o aumento do ticket médio e, consequentemente, o faturamento.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Natal movimentou mais de R$ 65 bilhões no País em 2022 e, para 2023, espera-se um crescimento de 6,5%.
Para quem deseja “abocanhar” uma parte desses valores, é necessário a adoção de práticas e ações que contribuirão para esse resultado.
1) Faça um planejamento: o primeiro passo é tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel, considerando inclusive a disponibilidade, prazos e valores. É importante saber quais linhas de produtos você vai disponibilizar para seus clientes, como vai preparar seu espaço (independente se físico ou online).
Se você trabalha com serviços, é importante fazer a conexão com a data. Ainda é preciso responder perguntas como: quanto vou vai investir financeiramente nas ações e qual o tamanho da equipe necessária para atender essa demanda.
2) Traga a magia do Natal para dentro do seu negócio: crie uma atmosfera natalina tanto na sua loja física quanto online. Decore-a com temas festivos, use uma iluminação adequada e crie vitrines exclusivas que transmitam a sensação de celebração.
No online, anuncie seus produtos ou serviços utilizando a mesma técnica. Isso não apenas aumenta o apelo visual, mas também coloca os clientes no espírito natalino, incentivando-os a comprar;
3) Venda facilidades e aprimore a experiência do cliente: organizar os produtos por temas, kits, faixas de preço e até mesmo oferecer vale-presentes pode facilitar e muito o processo de compra. Além disso, entregar o presente com uma embalagem especial e caprichada, encanta o cliente que está comprando e quem irá recebê-lo. Aqui, já emendo a importância de pensar no pós-venda, pois muitas pessoas que receberão o presente, nem sempre já são seus clientes e, oferecer um bom atendimento no momento da troca, com certeza contribuirá para a conquista de um novo cliente e até mesmo a fidelização de quem efetuou a compra;
4) Ofertas e promoções especiais: criar pacotes e descontos exclusivos para as compras natalinas ou até mesmo o fornecimento de algum brinde para o cliente, bem como algumas facilidades no pagamento, pode ser um grande atrativo para as vendas.
Afinal, essas ofertas especiais não apenas incentivam as compras adicionais, mas também geram um senso de urgência, levando os clientes a agirem imediatamente.
E para encerrar, seja criativa (o). Abordagens criativas tendem aumentar significativamente as vendas, assim como o uso de estratégias de marketing envolventes. Lembre-se que nessa época do ano, as pessoas estão mais sensíveis e esperam ser atendidas de forma receptiva e amável.
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