O conhecimento é algo que cada vez mais evolui em nossa sociedade. As técnicas de ensino tradicionais baseadas no processo em que o professor ensina e os alunos tomam nota está cada vez mais defasada. O processo educativo hoje gira em torno de despertar a curiosidade para o conhecimento e o desejo de aprender do aluno.
Ferramentas diversas são utilizadas em nosso cotidiano para o despertar do aluno ao conhecimento. A utilização de recursos que interessam ao aluno faz com que sua aprendizagem torne-se cada dia mais prazerosa e a questão da “decoreba” seja totalmente abolida de seu mapa mental.
O professor inovador propõe a seus alunos uma palavra central, ou seja, um eixo temático para o início da aula, onde a partir deste momento ramificações de aprendizagem serão feitas pelos próprios alunos, levando a interiorizar o processo de aprendizagem de forma prazerosa, algo onde todos os alunos conseguem expor seus conhecimentos sobre determinado assunto.
O sistema de ensino da sociedade atual gira em torno das mídias sociais, outra técnica muito utilizada para o ensino dos alunos. Levá-los a utilizar o que costumam ter acesso diariamente gera uma nova técnica a ser utilizada pelo professor mediador, que propõe aos seus alunos dentro do seu conteúdo programático, o tópico mídia social, para o desenvolvimento de temas centrais sobre política, religião e até a gramática em sala de aula.
A palavra-chave para as novas técnicas de ensino utilizada atualmente é inovar. Quando inova-se cria-se uma educação de maior impacto e se deixa o mundo tradicional para um aprendizado empreendedor, onde o aluno tem a visão do futuro. E para o aprender não há limitações.
Nossas crianças, atualmente, são agentes ativos do próprio aprendizado; criam, inovam, tocam e mergulham no assunto, ao invés de apenas ler um livro.
Eliane S. Rosa é diretora do Colégio Edukandarium Mondini
www.edukandariummondini.com.br
Discusão sobre post