Incentivo é pouco divulgado e pedido de ter um representante da
Prefeitura em Itaquera, feito pelas Entidades CDLI e NDI, para tirar dúvidas, ainda não foi atendido
Mais uma empresa foi instalada na Zona Leste, motivada pelo Programa de Incentivos Fiscais que a Prefeitura oferece com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social desta região.
A Atento, maior provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios (CRM/BPO), na América Latina, inaugurou hoje, dia 1º de março, em Itaquera, a sua 35ª unidade no País e a 14ª na cidade de São Paulo, que poderá gerar até 3,5 mil empregos diretos, além de 7 mil indiretos gerados pela transferência de renda, com o estímulo do consumo local.
“Em breve teremos 3.500 pessoas trabalhando aqui, mais de 1.500 já estão operando, como parte do acordo e de entendimento deste projeto de incentivar a implantação de empresas, sobretudo de prestação de serviços, para priorizar empregos para a população da região”, afirmou o prefeito João Doria.
A Atento aderiu ao programa de incentivos no ano passado e contou com apoio da SP Negócios, agência de promoção de exportações e atração de investimentos da Prefeitura, durante todo o processo.
“Ter a Atento aqui na Zona Leste é uma grande conquista. A ideia de virmos nasceu de uma parceria com a Prefeitura, que buscava descentralizar o desenvolvimento econômico, levar investimentos e novas oportunidades de emprego para outras regiões da cidade. Vocês verão como em menos de um ano esta região estará transformada”, afirmou o presidente da Atento no Brasil, Mário Câmara.
A nova central da Atento contará com atividades de SAC, Vendas, Suporte Técnico e Back Office, atendendo a clientes de companhias líderes de mercado, por meio de múltiplos canais de relacionamento, como telefone, chat, portal, aplicativos, entre outros.
INCENTIVOS FISCAIS OFERECIDOS
– Isenção do IPTU referente ao imóvel ocupado pelo contribuinte incentivado, a partir do ano seguinte ao da data da homologação da declaração, pelo prazo de 20 anos ou até o final do período, o que ocorrer primeiro, nos termos da Lei;
– Isenção do Imposto sobre Transmissão “Inter Vivos” de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição de imóvel pelo contribuinte incentivado, ocorrida após a homologação da declaração, nos termos da Lei;
– Isenção do ISS incidente sobre os serviços de construção civil, quando vinculados à execução da construção ou reforma de imóvel de propriedade do contribuinte incentivado, para obras iniciadas a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da homologação da declaração, nos termos da Lei;
– Isenção de 60% do ISS incidente sobre os serviços incentivados, a partir da data da homologação da declaração, pelo prazo de 20 anos ou até o final do período de duração do programa, o que ocorrer primeiro, nos termos da Lei.
SETORES INCENTIVADOS
Serviços de informática, call center, data center, hospedagem de qualquer natureza, serviços de educação, serviços de saúde, medicina, veterinária, e cuidados pessoais, serviços de instalação, montagem, manutenção e conservação de máquinas e equipamentos, alfaiataria, costura, tinturaria e lavanderia, carpintaria e serralheria.
O Programa de Incentivos Fiscais para a Zona Leste terá duração de 25 anos contados a partir de 1º de fevereiro de 2014 e seu perímetro abrange o entorno da Avenida Jacu-Pêssego e da USP Leste. A adesão pode ser feita on-line no endereço https://zonaleste.prefeitura.sp.gov.br e deverá ser efetuada até o dia 31 de janeiro de 2019, por opção do contribuinte mediante apresentação da Declaração de Adesão ao Programa de Incentivos Fiscais (DPI).
FALTA DIVULGAÇÃO
De acordo com algumas apurações feitas pela reportagem do Jornal Desenvolve Itaquera, muitos empresários do setor desconhecem o programa ou sequer tiveram acesso às informações de como participar.
De olho nessa questão, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) e o Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI), encaminharam pedido à Prefeitura Regional Itaquera, em 2017, para intermediar junto à secretaria responsável, a presença de um representante da pasta na sede do órgão em Itaquera, para divulgar o Programa de Incentivos Fiscais, atender os empresários e sanar as suas dúvidas para que mais pessoas possam aderir ao projeto.
Mas, até agora, o pedido não foi atendido.
Discusão sobre post