As escolas estaduais terão reforço no quadro de agentes de organização escolar (AOEs) para atuarem em mais de 1,2 mil instituições de ensino.
Serão convocados os candidatos remanescentes do concurso de Agente de Organização Escolar de 2018, obedecendo a ordem de classificação para as escolas estaduais que terão reforço.
Eles serão chamados pela Secretaria Estadual da Educação para iniciar as atividades nas instituições que apresentam maior déficit desses profissionais em seus quadros, priorizando as escolas com menor nível socioeconômico, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A convocação será feita pelas diretorias regionais de ensino. Os contratos terão validade de doze meses. O salário inicial com o abono complementar é de R$ 1.200 mensais, além de auxílio transporte e alimentação.
Os contratados têm a responsabilidade de controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola, auxiliar a manutenção da disciplina geral e contribuir com a gestão escolar na organização de atividades.
As funções básicas desempenhadas pelo agente escolar são relacionadas ao apoio administrativo e relacionamento com a comunidade, incluindo pais, alunos e funcionários da escola. O profissional é responsável pelo atendimento ao público (interno e externo), além de atividades de secretaria.
Em sua rotina de trabalho, constam ações de apoio à diretoria e professores, assistência aos discentes e associações escolares.
São atividades básicas do agente de organização escolar:
- organização do calendário escolar
- apoio administrativo na secretaria e diretoria
- atividades de organização escolar
- orientação dos estudantes quanto às normas de comportamento
- contribuir para a integração entre escola e comunidade
- atendimento externo e interno
- atualização de arquivos cadastrais
- comunicação de ocorrências
- auxílio da elaboração da proposta pedagógica
- controle da movimentação de alunos
Discusão sobre post