Vestibular aberto para a Escola Makiguti

As inscrições podem ser feitas até 22 de novembro

As inscrições podem ser feitas até 22 de novembro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está com o vestibular aberto para as inscrições das turmas de 2020 da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti.

Ao todo, o processo seletivo oferece 540 vagas para auxiliares e técnicos em análises clínicas, cuidados, farmácia, gerência em saúde, hemoterapia e saúde bucal. Os interessados podem se inscrever até 22 de novembro, mediante o preenchimento do formulário e pagamento de R$ 33,00.

Sendo a única escola de saúde pública do Estado e a primeira do Brasil, a Escola Makiguti é responsável pela formação de todos os auxiliares das 13 Unidades Básicas de Saúde de Cidade Tiradentes.

“A Makiguti é responsável por formar quase 11 mil profissionais na área da saúde desde a sua fundação, sendo uma referência em toda a cidade, com peso na sua certificação”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas por meio do site da Vunesp – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – e o vestibular exige que o candidato esteja cursando ou já tenha concluído o 3º ano do ensino médio.

Com duração de três semestres, divididos em módulos, os cursos serão realizados na Escola Makiguti, equipamento administrado pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Após concluir o segundo módulo do curso, o aluno recebe certificação de auxiliar, o que já possibilita a contratação em laboratórios e equipamentos de saúde.

No ato da inscrição do vestibular aberto para a Escola Makiguti, o candidato deverá indicar em qual das seis opções de curso pretende fazer. Cada turma terá, em média, 45 alunos em cada turno: manhã, tarde e noite.  “De olho nas profissões do futuro, a escola neste semestre forma as primeiras turmas de Hemoterapia e Cuidados para Idosos, empregos que possuem alta demanda no mercado de trabalho atual”, destaca Aline Cardoso.

PONTOS EXTRAS

Alunos que estudaram na rede pública recebem 15 pontos extras na avaliação, moradores de Cidade Tiradentes recebem outros 15 pontos. No dia da prova, o candidato deve chegar com 30 minutos de antecedência no local de aplicação, tendo em mãos o comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.

A prova será aplicada no dia 22 de dezembro, os locais e horários serão informados por meio de edital de convocação. O resultado será publicado no Diário Oficial de São Paulo no dia 6 de janeiro de 2020, em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato no telefone: 11-2558-8884.

Acesse o edital e inscreva-se no link: http://bit.ly/vestibularmakiguti2020 

SOBRE OS CURSO

Análises Clínicas

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Saúde Bucal

Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Gerência em Saúde

Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde, além de atuar na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material.

Farmácia

Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Cuidador de Idosos

Capacita profissionais que buscam trabalhar e/ou empreender na área. Entre os temas abordados estão os cuidados relativos à higiene e à saúde, de forma ética e humanizada, imunização do idoso e medicamentos e Primeiros Socorros. O cuidador de idoso deve ser alguém capaz de ajudar naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa é responsável em dar apoio e ajuda para suprir às suas necessidades, visando a qualidade e melhoria de vida.

Hemoterapia

O profissional formado no Curso Técnico em Hemoterapia poderá trabalhar em bancos de sangue, hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial. A hemoterapia é uma prática onde se utiliza o sangue e os seus componentes na forma de terapia em diversas situações nas quais a reposição dos componentes sanguíneos se faz necessária. A técnica vem sendo empregada desde os primórdios da medicina sendo fundamental para salvar vidas. Os avanços na ciência, nessa área, proporcionaram um desenvolvimento da hemoterapia no mundo, promovendo a melhora da qualidade de vida de pacientes e salvando vidas. O profissional da saúde atuante nessa área desempenha um papel essencial e dinâmico, devendo executar um serviço de excelência, garantindo a segurança e a qualidade para os pacientes que fazem uso do sangue proveniente de doações.

Escola Makiguti

São oferecidos seis cursos técnicos na área da saúde através de dois processos seletivos por ano, através do vestibular aberto para a Escola Makiguti. São 960 vagas ao todo. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores. Desde a fundação, em 2005, foram cerca de 10 mil alunos formados.

SERVIÇO

Processo seletivo da Escola Makiguti

Inscrições: até 22 de novembro – http://bit.ly/vestibularmakiguti2020  

Data da prova: 22 de dezembro

Resultado: 6 de janeiro de 2020

Sair da versão mobile