Oficina de quadrinhos em Itaquera

O pré-lançamento será dia 8 de novembro, na na Casa de Cultura Raul Seixas

O pré-lançamento será dia 8 de novembro, na na Casa de Cultura Raul Seixas

Ela foi levada por uma cobra gigante! É assim que Lina relata a Baltazar Malasartes o sumiço de sua namorada, Sara, e nos captura para seguirmos, juntos, as 128 páginas da HQ O Legado do Mal Azar, de Augusto Figliaggi, que terá pré-lançamento com uma oficina de quadrinhos em Itaquera.

Vencedor do ProAC (Programa de Apoio à Cultura) voltado a projetos de criação e publicação de histórias em quadrinhos no Estado de São Paulo, a HQ O Legado do Mal Azar é publicada pela Editora Lura, que já tem em seu histórico vasta coleção de obras sobre causos de assombração tupiniquins e também uma linha em que o folclore é revisitado. 

O evento de pré-lançamento da HQ está marcado para dia 8 de novembro, sexta-feira, às 14h, e será seguido de uma oficina-laboratório gratuita de desenho para história em quadrinhos na Casa de Cultura Raul Seixas, em Itaquera. O lançamento oficial acontece no dia seguinte, 9 de novembro, sábado, às 16h, na Quanta Academia de Artes, na Vila Mariana.

A OFICINA

A oficina-laboratório conta com quatro horas de duração e atividades práticas sobre noções específicas para o desenho de uma história em quadrinhos. São abordados pontos como plano de corte, movimento, quadro-chave e quadro-gancho, além de desenho tradicional e digital e processos intermediários.

“Quero abrir o processo de criação para as e os participantes e também contar como é trabalhar com quadrinhos no dia a dia”, diz o artista. Participantes da oficina ganham em primeira mão um exemplar de O Legado do Mal Azar.  

SOBRE A OBRA

Na obra, Lina e Baltazar, protagonista e coprotagonista, estão na cidade de São Paulo e poderiam ser facilmente encontrados no centro entre decadentes seres encantados, cantoras com poderes mágicos e corpos amaldiçoados. A antagonista da HQ é a Maria Caninana. No folclore, ela é uma cobra, filha de um boto com uma índia. Por causa de suas perversidades, ela acaba sendo morta por seu irmão. Em O Legado do Mal Azar, Caninana é revisitada, levanta a bandeira do extermínio e ganha um discurso extremista e autoritário, frequente nos dias atuais. 

É com causos e cantigas que as referências no folclore brasileiro são ressignificadas por Augusto. “Durante a leitura, encontramos um mundo onde sobrenatural e natural se fundem, passado e presente se mesclam, polos opostos se unem e vidas se resignam ao destino”, anuncia o autor. 

PURO FOLCLORE

Seguindo com o artista em sua narrativa, podemos fechar as portas para o conservadorismo e para a descrença e olhar para brechas para enxergarmos novas saídas e universos para a existência. O folclore aqui nos faz acreditar de novo na utopia, independentemente da idade ou de quantas guerras nosso corpo já enfrentou.

Para isso, Augusto nos chama para dialogar, com potência e serenidade, em uma obra que fala de alteridade, de ver e enxergar outra pessoa e da tentativa de se colocar no lugar do outro. “Em nossa atual polarização, criei a obra também para acreditar com quem a lê de que duas pessoas bem diferentes podem conviver juntas e ainda se ajudar. O Baltazar é um cara de 50 e tantos anos, branco, hétero, cis e tem um jeito tradicional em sua forma de dialogar e viver. E a Lina é jovem, negra e lésbica. Na relação entre os dois, suas lutas, sejam elas internas ou públicas, se manifestam”, relata Augusto.

A obra atualiza o folclore tal como nossa sociedade foi transformada. Curioso lembrar que quando o folclore era intensamente vivo em nosso país, o Brasil era muito rural. “Nos anos 1970 e 1980 tivemos o êxodo rural para as cidades, e, com isso, as pessoas também mudaram. Minha vontade era de transformar essas personagens folclóricas em pessoas como nós e colocar nossas questões da contemporaneidade pertencendo a narrativa delas”, comemora o autor.

Ele também lembra-se de  que historicamente o pequeno produtor do campo e o trabalhador da periferia, que, em comum, foram para o centro da cidade à procura da sobrevivência, acabam tragados por um sistema excludente. Com as personagens folclóricas não foi diferente, o saci não tem mais onde viver, já que a expansão das cidades engoliu o terreno rural no Brasil.

Além de sua extensa pesquisa sobre folclore brasileiro, Augusto também traz para  inspirar sua rede de criação nomes como o de Lourenço Mutarelli, Fábio Moon e Gabriel Bá, junto com clássicos de Dostoiévski, com destaque para Crime e castigo

SERVIÇO

► Pré-lançamento

com oficina de desenho para história em quadrinhos com o autor 

Gratuita, 4 horas, 30 vagas

8/11, sexta-feira, às 14h, na Casa de Cultura Raul Seixas, Rua Murmúrios da tarde, 211. Inscrições: a partir de 14 anos. Um documento de identificação deverá ser apresentado. 

► Lançamento

9/11, sábado, às 16h, na Quanta Academia de Artes, Rua Doutor José de Queirós Aranha, 246, Vila Mariana.

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