As avenidas Jacu-Pêssego, Aricanduva e Afonso de Sampaio e Souza foram recapeadas e receberam ciclofaixas. Desde que foram liberadas, muitas pessoas passaram a questionar a segurança que estas passagens oferecem aos ciclistas, em meio a um trânsito caótico e cada vez mais estressante.
A reportagem conversou com Sérgio Luiz Teles de Lima, presidente-fundador do Grupo Pedala Itaquera, que esclareceu muitas dúvidas sobre o processo para oferecer acessibilidade aos ciclistas.
A começar pela passagem da Radial Leste, que corresponde a uma Ciclovia Compartilhada. Quase todas as pistas pintadas em cima de calçadas têm este conceito. “Deve-se seguir regras e o limite de velocidade. Muitos ciclistas acabam querendo ‘brigar’ com os pedestres ou com quem está correndo. Não estamos falando de uma pista só para ciclistas.”
SEGURANÇA
Com relação às ciclofaixas, de acordo com Sérgio, elas oferecem, sim, segurança aos ciclistas. Mas também é importante destacar que os riscos em cima de uma bike existem e são enfrentados diariamente.
“Andamos em um espaço reservado e sinalizado. Isso ajuda muito. Não dá para disputar espaço com os carros. O ciclista nem deve fazer isso. É loucura. Muita gente tem reclamado da ciclofaixa da Avenida Aricanduva, mas informo que ela vai ficar igual a da Avenida Jacu-Pêssego, com sinalização e tartarugas com mais meio metro de faixa de segurança.”
FAZER A SUA PARTE
Sérgio enfatizou que todos devem fazem a sua parte no quesito segurança. Como pedalar no sentido da via, respeitar as leis de trânsito, saber se comportar no deslocamento, ter a bike sinalizada de forma adequada, usar equipamentos de segurança, como óculos, capacete, luvas e roupas adequadas. “Um dos nossos trabalhos é justamente este. Passar informações de segurança a quem pedada e também aos motoristas, o que inclui os de ônibus.”
Sérgio começou a lutar pela causa após perder um amigo, o Reinaldo, que voltava para casa pela Avenida Radial Leste, e perto de Guaianases foi atropelado por um ônibus.
O INÍCIO DAS DISCUSSÕES
A discussão sobre a mobilidade para os ciclistas começou na gestão do prefeito Fernando Haddad. “Só que ele não escutou os ciclistas e foi fazendo as ciclofaixas de qualquer jeito. Quando o João Doria entrou, a discussão foi retomada e criada a Câmara Temática e chamou os ciclistas que conhecem as dificuldades do dia a dia para participar e traçar um plano de ações.”
Sérgio, que esteve em todas as reuniões da Câmara Temática de Bicicleta, disse que até o secretário da época de Mobilidade e Transportes, o Sérgio Avelleda participou. E assim foi traçado um plano de ações.
“Se dependesse de mim saia rabiscando a cidade toda de vermelho. Quem pedala sabe o quanto é bom e faz bem andar de bicicleta. O cara que pedala não tem estresse e procura ter uma vida saudável.”
PLANO DE ROTAS
Há muito a ser feito para obter um plano de rotas na Zona Leste, mas para Sérgio eles estão no caminho certo e conseguiram o apoio que precisavam. Inclusive, a ideia é que as ciclovias/ciclofaixas sejam interligadas. “Não faz sentido um parque ter uma ciclovia se o ciclista não tem um caminho pra chegar até lá.”
GRUPO PEDALA ITAQUERA
Criado há 7 anos, o Grupo Pedala Itaquera além de organizar passeios, participa de ações sociais. “Repassamos adiante as regras de segurança e trabalhamos a conscientização. Entendo que a educação no trânsito deve ser iniciada de berço, e não é isso que acontece. Tem motorista que quando pega a habilitação acha que só ele tem direitos, e esquece os direitos dos outros. Todo mundo tem o seu espaço. Tentamos conscientizar todos os lados.”
Com sede no centro de Itaquera, dentro do Terminal de Ônibus, várias ações estão programadas: escolinha de ciclismo para todas as idades, bicicletaria popular com manutenção a custo baixo, curso básico de mecânica para bikes sobre reparos, mecânica básica para mulheres, entre outras.
SAIBA MAIS
CICLOVIA: voltada para os ciclistas, nesta via há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Funciona todos os dias e nela é proibida a circulação de carros, motos e pedestres. Com isso o ciclista pode pedalar com tranquilidade e segurança.
CICLOFAIXA: é uma faixa pintada na rua/avenida reservada aos ciclistas, que devem pedalar apenas neste espaço e não entre os carros.
CICLOFAIXA OPERAÇÃO: é uma faixa exclusiva para os ciclistas, instalada temporariamente durante eventos, isoladas por elementos canalizadores removíveis, como cones, cavaletes, grades móveis, fitas etc. Estes canalizadores são removidos após o término dos eventos.
CICLOFAIXAS DE LAZER: em algumas cidades temos as Ciclofaixas de Lazer, que são montadas aos domingos e tecnicamente são Ciclofaixas Operacionais, pois são temporárias e tem sua estrutura removida após o fim do evento.
CICLORROTA: é uma rota ou podemos chamar de trechos (sinalizados ou não) que representam a rota recomendada aos ciclistas. Na Ciclorrota, bicicletas, carros, ônibus e motos trafegam juntos. Essas rotas são sinalizadas para que os motoristas fiquem atentos, pois naquela rota/trecho existe a circulação de ciclistas. A intenção é que haja respeito entre motoristas, motociclistas e ciclistas.
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