Com foco no infantil, jovens vão do Youtube a Amazon Prime

Grupo formado por Beatriz Noronha, Jean Chambre, Lucas Daniel e Lygia Beatriz compõem A Turma do Sextou. Por Dario Vasconcelos

A pandemia do novo Coronavírus impôs grandes desafios para áreas como saúde, tecnologia, relações psicossociais, economia e, também, para a educação. Por outro lado, algumas camadas sociais foram mais afetadas que outras em pouquíssimo tempo. Dessa maneira, ações que reforçam o aprendizado de forma lúdica ganham cada vez mais espaço com as crianças.

BATE-PAPO

O grupo A Turma do Sextou encontrou nas plataformas digitais uma maneira divertida e bem-humorada para falar sobre a Covid-19. Durante a quarentena, a equipe formada por quatro integrantes sendo um deles de Itaquera e até de cidades vizinhas de São Paulo, usou o seu canal no Youtube para informar as crianças sobre a pandemia e gerou mais de 300 mil visualizações.

A equipe começou a postar periodicamente vídeos em animação com texto e voz autorais, como por exemplo, ‘A Turma do Sextou Contra o Coronavírus’, que traz dicas de como os pequenos devem lavar as mãos, usar a máscara e manter o distanciamento social seguro.

Para a itaquerense Lygia Beatriz, integrante do elenco, tratar um assunto tão delicado passa, primeiramente, pela adequação da linguagem. “A criança está vendo tudo que está acontecendo e acaba não entendendo. A ideia foi criar uma maneira fácil de fazê-las entender”, explica.

Jean chambre e Lygia Beatriz

TECNOLOGIA COMO ALIADA

Embora ainda se saiba pouco acerca do novo Coronavírus, é importante que o público infantojuvenil tenha acesso a esses dados e informações. Portanto, a melhor maneira de fazê-lo é tornando as ferramentas tecnológicas aliadas. De acordo com pesquisa realizada pela TIK Kids Online Brasil, 89% das crianças e adolescentes brasileiros, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de Internet.

Por isso, Jean Chambre, um dos idealizadores do projeto A Turma do Sextou acredita “que é preciso sempre aperfeiçoar os métodos de chamar a atenção deles [crianças], seja estudando os temas das animações ou pesquisando novas plataformas mesmo.”

NOVOS DESAFIOS

Conversar com as crianças usando tecnologia e um discurso didático apropriado deu tão certo que chamou a atenção das mídias tradicionais e de plataformas de streaming. Atualmente o grupo tem um programa exibido na Rádio Cultura FM, de Chapadão do Sul – Mato Grosso do Sul – toda sexta-feira, às 11 horas.

Entretanto, para quem não consegue acompanhar ao vivo, os episódios estão disponíveis no aplicativo de música Spotify, na categoria podcast.

Além disso, em setembro, o grupo estreou um programa para as crianças do Reino Unido e Estados Unidos, por meio da plataforma de streaming Amazon Prime, e foi indicado a uma premiação no festival internacional Lift-Off Global Network.

Já em outubro, a escalada do sucesso chegou à TV também. O desenho animado da A Turma do Sextou, será exibido na grade da Rede UTV para mais de 10 milhões de assinantes.

Sair da versão mobile