Os usuários da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do barro do Pari podem contar com um equipamento ampliado e espaços adequados aos novos parâmetros de enfrentamento à Covid-19 na capital.
Na unidade, especializada em atender pacientes com patologias de baixa e média complexidades, nas áreas de clínica médica e pediatria, foram instalados boxes individuais nos consultórios odontológicos, seguindo todos os protocolos de biossegurança, garantindo a proteção e saúde dos pacientes.
A estrutura física da AMA/UBS Pari é composta por 48 salas. A reforma contou com investimento de R$ 1,73 milhão, por meio do programa Avança Saúde SP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
ESPECIALIDADES
No local, são realizadas cerca de 7 mil consultas mensais. O equipamento conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos (inclusive pediatras), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, farmacêutico e agentes comunitários de saúde (ACS).
A unidade também conta com duas equipes do programa Consultório na Rua, em parceria com o BomPar, que atuam das 7h às 22h, e cinco equipes de estratégia da Saúde da Família. Além disso, a AMA/UBS oferece atendimento a 60 idosos em situação de vulnerabilidade atendidos na ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) do Canindé, em parceria com a área de assistência social.
AMPLIAÇÃO
A recepção do local foi ampliada, seguindo as normas da Vigilância em Saúde, para evitar aglomerações. Seu tamanho foi triplicado. Foram instaladas duas salas de classificação de risco, nas quais são realizadas as triagens. Uma nova sala de curativos e duas de coleta agora reduzem o tempo de espera dos pacientes para procedimentos mais simples e realização de exames aumentando, assim, sua capacidade de atendimento.
A UBS funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e a AMA de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, inclusive feriados.
Discusão sobre post