A Prefeitura inaugurou 11 ecopontos no segundo semestre deste ano, seis deles na Zona Leste, nas regiões de São Miguel Paulista, Sapopemba, Vila Prudente e Mooca.
Com as novas unidades, a capital totaliza 115 ecopontos, que recebem gratuitamente resíduos recicláveis, restos de poda, grandes objetos (móveis, sofás, etc.), e até (1m³) de entulho. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo em caçambas distintas para cada tipo de material.
De janeiro a novembro deste ano, os ecopontos receberam 348,1 mil toneladas de resíduos – a adesão dos munícipes aos equipamentos de entrega voluntária reflete na diminuição dos pontos de descarte irregular na cidade.
Segundo último levantamento realizado pela AMLURB, o município registrou 1.980 locais com descarte irregular de lixo – 50% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos.
Os equipamentos públicos continuam operando normalmente durante o período de pandemia do covid-19. Por medida de segurança, a fim de evitar contato direto com os munícipes, os funcionários das unidades não estão manuseando os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
Confira os endereços das novas unidades:
Subprefeitura Sapopemba
– Ecoponto Joaquim Catuna: Rua Luca Conforti ao lado Conj. Habitacional bloco 22
– Ecoponto Reynaldo José: Rua Silvestro Silvestre nº 400
Subprefeitura São Miguel Paulista
– Ecoponto Vitória Popular: Rua El Rey nº 508 – Vila Jacui
– Ecoponto JD. Lapena: Rua Rafael Zimbard, n°49 – JD Lapena – Baixos do Viaduto Jacu Pêssego
Subprefeitura Vila Prudente
– Ecoponto Vila Industrial: Rua Lisa Ansorge altura do nº 645 – São Lucas
Subprefeitura Mooca
– Ecoponto Mooca II: Rua Pantojo, nº 1.147 – Água Rasa
Discusão sobre post