Faça o diagnóstico de suas vendas!

Por Leandro Reale - Gestor de Atendimento do Sebrae SP

Leandro Reale - Gestor de Atendimento do Sebrae SP

Leandro Reale - Gestor de Atendimento do Sebrae SP

Vender é realmente uma arte! Porém não só isso. Talvez uma das coisas mais importantes em vendas seja organização.
Pois é!!! A organização para vendas contribui muito para os resultados.
A organização está ligada ao fluxo de processos que toda empresa deve procurar sempre melhorar para atingir melhores resultados. Em vendas não é diferente.
Já ouviram falar do funil de vendas?
Pois bem, aqui trago não apenas o que é, mas principalmente como trabalhar bem o funil e ao final algumas dicas para você, leitor, fazer um autodiagnostico e, por fim, corrigi-los para colher mais resultados.
1 – Mercado (pessoas que procuram um determinado produto ou serviço), ainda não sua empresa.
2 – Atração (Mecanismos de Marketing – Google, Mídias Sociais, Mídias Tradicionais, Fachada de uma loja, ou qualquer outra divulgação, principalmente direcionada).
3 – Prospecção (por meio dos mecanismos de Marketing anterior) – é importante aqui ter um meio de captura de contato, pois assim poderemos dar sequência na “roda da fortuna”.
4 – Interação. A partir dos dados o vendedor tem que entender para atender por meio de interações para que o futuro cliente possa perceber que você é a melhor alternativa.
5 – Vendas a partir do entendimento das necessidades e atendimento com boa experiência. A venda é um mero procedimento burocrático de alinhamento protocolar. Mas vale uma sugestão: ficar atento para adicionar produtos complementares trazendo mais resultados para a empresa. Mas atenção. Desde que o cliente deseje. Nunca empurre produtos!
6 – Pós-Venda. Interação programada e organizada em momentos estratégicos. Sugestão. Faça uma primeira logo após a venda, certificando se está tudo ok. Faça uma segunda se preocupando com o relacionamento, sem necessariamente vendas. Exemplo: aniversario, Natal ou algo do gênero. E uma terceira programando uma interação para a próxima venda indicação ou complementação do pedido.
Faça o seu diagnóstico com o funil:
• Verifique se o Marketing está trazendo o cliente certo.
• Não atraia muito se não tem capacidade ou organização no atendimento; controle o número de orçamentos ou visitas x vendas.
• Verifique sempre como está o seu fluxo de atendimento. Faça cliente oculto! Verifique se está acontecendo prospecção, atenção e interação.
• Pesquise o mercado concorrentes (preço, produto, entrega, atendimento).
• Verifique como está a pós-venda sempre com seus clientes. Sai bem mais barato!
• Treine a equipe com as dificuldades encontradas.
• Defina metas ousadas.
Em 30 anos de experiência, grande parte do erro encontra-se no Marketing e/ou no orçamento e/ou no pós-vendas.
Encontre o seu gargalo!

Sair da versão mobile