A partir de 9 de dezembro de 2022, a Trupe em Trânsito, grupo circense que atua na região da Penha, inicia uma temporada de circulação com apresentações gratuitas do espetáculo “Faxina”.
Através da comicidade e do lúdico, o espetáculo explora o que é a subalternidade ou os ditos “subempregos”, gerados através do mito da mão de obra desqualificada e seus salários baixos, que acabam sustentando a dominação de classes e mantendo o que já foi estabelecido: um sistema muito bem estruturado e que se coloca como inabalável.
Nos dias 9 e 16 de dezembro (sextas-feiras), às 16h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Centro Cultural da Penha, que fica no Largo do Rosário, 20 – Penha de França.
Nos dias 17 de dezembro (sábado) e 15 de janeiro (domingo), às 15h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Teatro Flávio Império, que fica na Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba.
Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o espetáculo “Faxina” inspira uma reflexão crítica sobre as injustiças sociais sofridas por trabalhadores comuns, transitando por aquilo que há de mais cotidiano, o banal, e o que os une: a coletividade.
Em uma linguagem direta com o público, que está inteiramente posto no jogo de cena, o espetáculo lembra que, para além de nossas diferenças e discordâncias, somos uma única classe trabalhadora.
Mais informações: https://www.instagram.com/trupe.emtransito/
Sinopse: contratada para faxinar um espaço, Rocha, uma figura excêntrica, ruma ao seu objetivo: deixar tudo um brilho. Na necessidade de cumprir sua função, um varal de possibilidades se estende à sua frente entre quiprocós e confusões, gerando indagações acerca de sua labuta. Até um balde d’água cair sobre sua cabeça.
Discusão sobre post