Impactos da tecnologia no varejo

O setor de varejo é o maior empregador do Brasil, as pessoas são essenciais nos processos do varejo, o maior desafio do segmento é evoluir e se transformar na mesma velocidade que a sociedade.
A sociedade passou nos últimos vinte anos pela a maior revolução comportamental da sua história, a tecnologia aproximou pessoas, encurtou distancias, democratizou o conhecimento, dando voz a todos através das mídias sociais e principalmente vem alterando drasticamente a forma como as pessoas se relacionam e consomem bens e serviços.
Diante desta realidade, o varejo tradicional, analógico e que sempre esteve de portas aberta esperando seu cliente, vem perdendo espaço e é necessária a consciência de que se não houver a implementação de um processo de digitalização da empresa, infelizmente não haverá mais espaço para lojas puramente analógicas.
Outro ponto que merece destaque, relacionasse com a nova realidade quanto aos espaços comerciais, aos pontos comerciais, e aqui fica o alerta aos proprietários de imóveis comerciais que antes faziam o que bem entendiam com os seus locatários, hoje já vimos uma realidade de vários imóveis disponíveis para alugar nas movimentadas avenidas comerciais da cidade de São Paulo.
O empreendedor do varejo tem que se atualizar e se digitalizar, realizar um marketing mais direcionado e consequentemente mais assertivo ao seu publico alvo, criar um sistema de controle ou investir em uma solução para melhorar a gestão do seu negocio e principalmente ter presença no digital e nas plataformas de venda on line.
O Brasil vai enfrentar nos próximos anos, um cenário de muitos desafios, apesar da grande mídia destacar apenas pontos positivos do governo atual, as medidas macroeconômicas adotadas pela equipe econômica neste início de mandato, não trazem grandes expectativas para quem tem como intenção gerar empregos, renda e produzir.
Diante deste cenário cabe ao empreendedor, trabalhar mais, implementar a tecnologia na rotina e nos processos de sua empresa, melhorar sua gestão e principalmente ter cautela nas medidas de adaptação nesta nova realidade do varejo e da sociedade.

Sair da versão mobile