Flagra de furto de energia

Penha, São Mateus, Tatuapé e Vila Matilde estão entre os endereços com a maior quantidade de fraudes identificadas

A Enel encontrou fraudes no consumo de energia em 48 estabelecimentos comerciais

A Enel Distribuição São Paulo encontrou fraudes no consumo de energia em 48 estabelecimentos comerciais na região Metropolitana de São Paulo apenas no último mês.
Ao todo, foram vistoriados 52 locais no período noturno, dos quais 48 apresentavam alguma irregularidade na medição do consumo de energia.
´GATO’ NA ZONA LESTE
Entre os locais onde foram encontradas as fraudes, os bairros da Penha, São Mateus, Tatuapé e Vila Matilde estão entre os endereços com a maior quantidade de fraudes identificadas.
As fraudes identificadas atestam que o furto de energia não está somente nas residências e comunidades, mas é comumente encontrado também em estabelecimentos comerciais.
81 PRISÕES EM 2023
De janeiro a junho de 2023, a Enel Distribuição São Paulo realizou 188.296 inspeções na região Metropolitana de São Paulo identificando 73.330 irregularidades. Essas ações, com o apoio da Polícia Civil, resultaram em 81 prisões nos seis primeiros meses do ano.
Além de ser crime – com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão –, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
TODOS PAGAM A CONTA
As fraudes e os furtos impactam também no valor das tarifas de energia de todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regula o setor elétrico, reconhece nas tarifas uma parte das chamadas ‘perdas comerciais’ das distribuidoras.
Sair da versão mobile