A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, divulgou o calendário de mais quatro oficinas presenciais para debater com a população o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Ao todo, serão realizados encontros nas seis subprefeituras contempladas pelo plano urbanístico que prevê uma série de melhorias para a zona leste.
Na quarta-feira (16) aconteceu a oficina do PIU Arco Leste na Subprefeitura São Miguel Paulista. Na sexta-feira (18) a atividade participativa foi na Subprefeitura Itaim Paulista.
As novas oficinas ficaram agendadas da seguinte forma: Subprefeitura Penha (24 de agosto), Ermelino Matarazzo (25 de agosto), Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme (29 de agosto) e Subprefeitura Mooca (30 de agosto).
As oficinas são uma oportunidade para os moradores sinalizarem ao município as propostas que gostariam de ver priorizadas pelo PIU Arco Leste para qualificar a região do ponto de vista de habitação, mobilidade, rede de equipamentos públicos, meio ambiente e drenagem, entre outros.
Os munícipes também podem encaminhar sugestões pelo celular ou do computador. Desde o dia 14 de julho, há uma consulta pública online aberta no site Participe+ em que a população pode opinar sobre o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Para ampliar a participação da população, o prazo para contribuição foi prorrogado até o dia 8 de setembro.
O cidadão também pode indicar problemas e soluções para a região onde mora através de um formulário digital ou comparecer pessoalmente às praças de atendimento de uma das seis subprefeituras contempladas no PIU Arco Leste.
AGENDA ATUALIZADA
Subprefeitura São Miguel Paulista (já realizada)
Data: 16 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76, Vila Jacuí
Subprefeitura Itaim Paulista (já realizada)
Data: 18 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Avenida Marechal Tito, 3.012, Itaim Paulista
NOVAS DATAS
Subprefeitura Penha
Data: 24 de agosto
Horário: 17h
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua Candapuí, 492, Vila Marieta
Subprefeitura Ermelino Matarazzo
Data: 25 de agosto
Horário: 17h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Avenida São Miguel, 5.550, Jardim Cotinha
Subprefeitura Vila Guilherme/Vila Maria
Data: 29 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua General Mendes, 111, Vila Maria Alta
Subprefeitura Mooca
Data: 30 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Universidade São Judas Tadeu (Bloco A, Térreo, Sala T06 A)
Endereço: Rua Taquari, 546, Mooca
Saiba mais sobre o processo participativo do PIU Arco Leste
O que é PIU Arco Leste?
O PIU Arco Leste é um estudo em elaboração pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo. Seu objetivo é identificar dinâmicas que levem ao desenvolvimento de novas centralidades e, com isso, implementar melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras áreas, para 11 distritos da Zona Leste. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.
O Plano está em sua segunda fase de desenvolvimento. Nesta etapa, a Prefeitura apresenta à população as intervenções em andamento ou programadas para a região. A lista de ações propostas decorre dos Planos de Ação das Subprefeituras e/ou do planejamento das secretarias e órgãos municipais envolvidos. O objetivo nesta etapa é ouvir os munícipes sobre essas propostas e identificar outras soluções para qualificar esse território.
Após consolidar todas as contribuições recebidas, a Prefeitura vai elaborar Planos de Ação Integrada que qualifiquem essa região tão relevante para a cidade, tendo como prioridade as seguintes diretrizes:
-redução da precariedade habitacional.
-ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos.
-equilíbrio entre empregos e moradias.
-fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho.
-incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo.
Discusão sobre post