O Brasil e o mundo vêem com apreensão o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas no território palestina, a economia ainda se recupera dos desequilíbrios causados pela pandemia e a economia mundial ainda sofre com a alta da inflação dos alimentos muito influenciada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. O contexto da economia mundial é desfavorável.
O final de ano representa uma oportunidade para o aumento de vendas no comércio, especialmente para os pequenos comerciantes que esperam por esta data com ansiedade e esperança, pois em muitos casos este momento, é determinante para organizar as contas e permanecer com a sua empresa em atividade.
Ocorre que este final de ano, está sendo bem atípico, tivemos um ano de transição no governo federal e com muitos conflitos ideológicos, manifestações e greves, o clima instável e um ambiente de pessimismo generalizado entre os empresários.
Entretanto, devemos destacar que em cenários desafiadores se encontram as maiores e melhores oportunidades para empreendedores e empreendedoras que buscam fazer a diferença no mercado.
Segundo estimativas da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus seguimentos de bares e restaurantes, lojas de roupas e calçados terão um aumento no faturamento, já o setor de serviços deve permanecer estável, pois o endividamento do consumidor, apesar do programa desenrola do governo federal, ainda está em níveis elevados e isto impacta diretamente no consumo.
Diante deste cenário, os empreendedores devem redobrar sua atenção e concentração na sua empresa, melhorar os níveis de atendimento, desenvolver processos de treinamento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores, buscar auxilio no SEBRAE e em entidades de apoio, pensar positivo e ter atitudes positivas a fim de superar este momento e aproveitar as oportunidades que surgem em meio aos desafios.
Discusão sobre post