A campanha eleitoral deste ano já começou. Os candidatos estão tratando de muitos temas importantes para melhorar a qualidade de vida da população. Vale destacar: habitação, saúde, zeladoria, segurança dentre tantos temas que impactam a rotina de quem vive na maior cidade da américa latina. Entretanto pouco se fala sobre empregabilidade e principalmente de como os centros comerciais podem impactar positivamente a rotina do paulistano. O comércio é um grande protagonisita no desenvolvimento de cidades, bairros e comunidades. Os polos comerciais de rua têm um papel importante nas periferias da cidade de São Paulo pois geram empregos, renda, entretenimento, serviços e ativam a economia local, trazendo diversos benefícios para a sociedade local.
São Paulo tem vários polos comerciais que são referência, São Miguel Paulista com seu calçadão, São Mateus com a Mateus Bei, Itaquera com seu centro que tem até parque de diversões, Itaim Paulista, Penha, Sapopemba e Grimaldi, Brás, 25 de Março, Largo treze em Santo Amaro estes polos que atendem milhares de pessoas.
Convém ressaltar que o varejo e a sociedade estão em uma grande transformação comportamental, onde as pessoas se relacionam e realizam suas compras através de plataformas digitais, sendo que a maioria das pessoas não vai mais a uma loja, ou a uma avenida comercial porque precisam, mas sim porque querem ir naquele ambiente e curtir a experiência.
Essa ascensão do varejo on-line é facilmente notada, pela quantidade de salões comerciais vazios em via de grande movimento, e que há alguns anos eram disputados e negociados inclusive com pagamento de “luvas” antes mesmo de serem desocupados.
Hoje o proprietário de imóvel comercial que não compreender essa nova configuração e não ser flexível na negociação do aluguel vai ficar com seu imóvel fechado. Vale destacar que existem algumas imobiliárias que já perceberam isso e estão realizando um trabalho de conscientização dos proprietários a esta nova realidade.
Diante deste cenário é necessário e urgente a criação de políticas públicas para o desenvolvimento dos centros comerciais dos bairros, através de ações dos governos municipal, estadual e federal, adotando um conjunto de ações multidisplinares tais como: a revitalização das ruas comerciais, um trabalho de segurança preventiva através da iluminação e instalações de câmeras, apoio em amparo aos moradores de rua e usuário de drogas que cada vez mais inauguram pequenas cracolândias na cidade, bem como na capacitação dos comerciantes e colaboradores para servir os clientes de forma multinacanal, digital e com foco em valorizar a experiência do cliente com a loja.
Aos candidatos que estão postulando ao cargo de prefeito da maior metrópole da américa latina fica a dica: ao fortalecer os polos comerciais de rua da cidade, quem ganha é toda a sociedade paulistana.
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