A Prefeitura de São Paulo inicia nesta quinta-feira (4) a vacinação contra a dengue de crianças de 10 a 14 anos, nos bairros de Itaquera, na Zona Leste, e Vila Jaguara, Zona Oeste, após receber 8.310 doses que conseguiu em municípios que tinham sobras. Mesmo após ter enviado ao governo federal quatro ofícios pedindo imunizantes em quantidades suficientes, a cidade de São Paulo ainda não recebeu nenhuma dose do Ministério da Saúde nem informações sobre prazo para esse envio.
O prefeito Ricardo Nunes explicou que a Prefeitura buscou essas doses nesta quarta-feira (3) em Mogi das Cruzes. “O que são essas doses? São de municípios que receberam e não utilizaram, então a gente vai aplicar aqui”, disse. Nunes salientou que as vacinas serão aplicadas nas regiões de maior incidência, mas não serão suficientes neste primeiro momento. “Só em Itaquera e Vila Jaguara temos em torno de 20 mil crianças nessa faixa etária, portanto não vai dar para atender nem as crianças dessas regiões”, afirmou o prefeito, que reforçou que assim que o Ministério da Saúde enviar as vacinas para São Paulo, a cidade está preparada para iniciar rapidamente a vacinação.
A escolha dos dois bairros para o início da vacinação deve-se a critérios técnicos. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e duas AMAs dos distritos administrativos de Itaquera por ser a região onde se concentra o maior número de casos absolutos da doença na capital e da Vila Jaguara por ter a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes.
O público-alvo para receber as primeiras doses foi definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, vai orientar os pais e responsáveis para que levem as crianças para as devidas UBSs de referência de sua região para a vacinação.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a Prefeitura de São Paulo distribuiu folhetos com todas as informações sobre a vacina para divulgação nas comunidades escolares. “Hoje nós estamos distribuindo um folheto em todas as escolas da região de Itaquera e no distrito da Vila Jaguara para que as crianças levem para os pais mostrando a importância da vacinação e os pais levem essas crianças até a Unidade Básica de Saúde (UBS) amanhã para nós aplicarmos a vacina”, detalhou, destacando que a vacinação acontecerá nas UBSs seguindo uma orientação do Ministério da Saúde.
Nas escolas, está sendo distribuído o comunicado para ser entregue aos pais ou responsáveis com as informações sobre a doença, formas de transmissão e a necessidade da vacinação, com dados sobre a eficácia e segurança da vacina. O comunicado ou comprovante de endereço de residência deve ser apresentado no momento da vacinação na unidade de saúde.
Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura retirou as vacinas contra a dengue no Centro de Armazenamento no município de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.
Ações contra a dengue A Prefeitura intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue desde o início do ano. Em março, o prefeito Ricardo Nunes anunciou o incremento de R$ 240 milhões no investimento nas ações de reforço no combate à dengue, que incluem a ampliação do horário de funcionamento das AMAs, contratação de 500 médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, mais 30 caminhonetes para nebulização e a inclusão de 3.200 agentes do (POT) Programa Operação Trabalho, 100 em cada uma das 32 subprefeituras, para intensificar os trabalhos realizados pela Prefeitura no combate à dengue.
Discusão sobre post