O bairro de Itaquera e a cidade de São Paulo celebraram a inauguração da Unidade de Saúde da Mulher em Itaquera, o primeiro equipamento exclusivo de diagnóstico voltado para o público feminino.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, e da vereadora Sandra Tadeu, responsável pela idealização e escolha do local da nova unidade.
Localizada na Rua La Pena, 75, a Unidade de Saúde da Mulher é uma iniciativa pioneira que promete revolucionar o atendimento à saúde feminina na região. Com um investimento de quase R$ 7 milhões, destinado pela vereadora Sandra Tadeu, a unidade visa atender a população feminina de todo o território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, que conta com mais de 796 mil mulheres acima de 15 anos, segundo dados do mais recente boletim da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo).
“O objetivo desta unidade é proporcionar a realização de vários exames e procedimentos em um mesmo local e, preferencialmente, na mesma data, otimizando o deslocamento das pacientes e garantindo um diagnóstico mais rápido e eficiente”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração, que ainda ressaltou a importância de equipamentos de Saúde produtivos, capazes de oferecer o máximo de serviços e cuidados à população.
A vereadora Sandra Tadeu destacou a importância do apoio recebido para a concretização do projeto: “A escolha do local e a idealização desta unidade foram frutos de um trabalho conjunto com o prefeito Ricardo Nunes e o secretário de Saúde Luiz Carlos Zamarco, visando atender da melhor forma as necessidades das mulheres da nossa região”.
Zamarco celebrou a abertura da unidade destacando a amplitude dos serviços oferecidos: “Esta unidade vai ofertar um leque de exames. Em vez da mulher marcar os procedimentos em dias e lugares diferentes, ela vai ter a oportunidade de vir aqui e fazer todos os exames solicitados pelo médico. Serão 12 exames disponíveis”.
Entre os exames oferecidos pela Unidade de Saúde da Mulher estão: mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia mamária, ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de abdômen total e transvaginal com preparo intestinal, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de rins e vias urinárias, ultrassonografia da tireoide, colposcopia com biópsia e anátomo patológico, vulvoscopia com biópsia e anátomo patológico, histeroscopia com biópsia e anátomo patológico, e estudo urodinâmico completo.
A unidade funcionará de segunda a sábado, das 7h às 19h, e os encaminhamentos para exames serão feitos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente, com agendamento via Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (Siga).
Discusão sobre post