Promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SP), a 47ª Convenção Estadual das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de São Paulo ocorreu entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro.
O evento, sob a liderança do presidente da federação, Maurício Stainoff, reuniu lojistas de diversas regiões do Estado. O objetivo foi debater os rumos do comércio varejista, com especial foco nas inovações tecnológicas, inteligência artificial (IA), marketing digital e estratégias de vendas on-line.
PALESTRAS
Durante quatro dias, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar e debater sobre a modernização necessária para o varejo de rua, que enfrenta o desafio de se adaptar às rápidas transformações digitais.
A programação incluiu palestras, painéis e momentos de networking, destacando-se as discussões sobre o impacto da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) na concessão de crédito e o papel da IA, no setor varejista.
Na sexta-feira (30), o evento foi aberto com uma palestra motivacional intitulada “O Lado Bom do Lado Ruim”, conduzida pelo Dr. Daniel Martins, seguida de uma discussão sobre o poder do otimismo na produtividade com o palestrante Beto Bom Dia.
Um dos pontos altos do dia foi a palestra “Matemarketing: A Ciência por Trás dos Dados”, ministrada por Eduardo Lisboa, que trouxe uma visão sobre a utilização de dados no marketing digital. Um painel sobre a evolução do crédito e as mudanças trazidas pela LGPD e IA contou com a participação de Elias Sfeir e outros convidados.
ATIVIDADES
No sábado, os convencionais participaram de atividades gamificadas para aprimorar o aprendizado, seguidas de palestras como: “O Futuro Não Será Como Antigamente”, por Marcelo Vieira de Castro; e “Como Ter uma Máquina de Vendas On-line”, de Eduardo Lisboa, reforçando a importância da digitalização para os lojistas. Já Márcio Negro de Carvalho abordou o tema “Transformação Digital no Varejo”, destacando as novas ferramentas que estão moldando o mercado. O dia foi encerrado com uma apresentação de Ricardo Gandra, sobre “O Varejo do Futuro”.
ZONA LESTE PRESENTE
A convenção também contou com a presença de importantes representantes da Zona Leste. Roger Fildimaque, presidente da CDL Itaquera, e Marcelo Doria, presidente da CDL São Mateus, representaram as CDLs de bairro e compartilharam suas experiências. Entre elas, como o comércio de rua da região tem enfrentado os desafios da modernização e da concorrência digital.
“Eventos como esse são fundamentais para a evolução e adaptação do comércio de rua, que precisa se modernizar e adotar ferramentas digitais para sobreviver e prosperar”, ressaltou Fildimaque.
HOMENAGEM
Outro momento importante da convenção foi a homenagem ao diretor da FCDL, Ary Kentucky, que por muitos anos foi responsável pela organização do evento. Devido questões de saúde, ele não compareceu nesta edição. Uma placa de agradecimento foi entregue a Ary após o evento, em sua residência, em um gesto de reconhecimento por sua dedicação ao longo dos anos.
O evento foi encerrado com uma reunião entre os presidentes de CDLs no domingo, seguido de um almoço de despedida. A convenção reafirmou a importância da troca de conhecimento entre os lojistas e do uso de novas tecnologias como elementos essenciais para a sobrevivência e competitividade do comércio varejista em São Paulo e em todo o Brasil.
Discusão sobre post