As chuvas fortes que atingiram a capital paulista desde o dia 11 de outubro causaram prejuízos significativos ao comércio, resultando em um apagão que deixou milhões sem energia. Em Itaquera, não foi diferente e muitos empresários amargaram grandes prejuísos.
Levantamento realizado no dia 14 de outubro, pela VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores, com 3.600 estabelecimentos comerciais de São Paulo das regiões impactadas, revelou que quase três mil (2.955, 83%) deles foram afetados de alguma maneira pelo apagão, sendo que 1.548 (43%) negócios fecharam ou não fizeram nenhum tipo de transação com os cartões de benefícios da VR só nos dois primeiros dias do apagão, sábado, 12, e domingo, 13 de outubro.
Na Zona Sul, mais de 1.021 estabelecimentos (28,5% do total) foram impactados. Em seguida vem a Zona Oeste, com 934 estabelecimentos (28%), seguido da região Central, com 630 comércios (17,5%) fechados ou que não transacionaram com cartões.
A VR avalia ainda que a redução na oferta de serviços essenciais afetou trabalhadores e empregadores, uma vez que muitos mercados e restaurantes não puderam operar, reduzindo a disponibilidade de produtos e serviços de alimentação devido à falta de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um Termo de Intimação à Enel São Paulo no dia 21 de outubro, pelo “descumprimento do plano de contingência”, feito pela distribuidora com a agência e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
A Enel também foi intimida pela reincidência quanto ao “atendimento insatisfatório” aos consumidores em situações de emergências.
A agência cita o evento climático do dia 11 deste mês, quando mais de 3 milhões de clientes ficaram sem energia elétrica na Grande São Paulo. Além disso, centenas de residências ficaram pelo menos uma semana sem luz.
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