Localizado na Zona Leste de São Paulo, o Hospital Municipal Carmen Prudente – Cidade Tiradentes celebrou, no dia 1º deste mês, 18 anos de funcionamento com números que refletem sua importância para a população da região. Desde sua inauguração, em 2007, a unidade já realizou 3,4 milhões de atendimentos no pronto-socorro, 271,5 mil internações, quase 9 milhões de exames laboratoriais, 87 mil cirurgias e 61 mil partos.
A instituição pública é gerida pela OSS Santa Marcelina e dispõe de 244 leitos, sendo 50 de UTI. Com média mensal de até 18 mil atendimentos no pronto-socorro, é referência para cerca de 520 mil moradores de Cidade Tiradentes, Guaianases e bairros vizinhos. O hospital conta com equipe de quase 2 mil profissionais e oferta 100% dos atendimentos via SUS.
Entre os reconhecimentos institucionais, o hospital possui certificações como a Qmentum Internacional 360º – nível Gold e a ONA nível 3, que atestam excelência em segurança do paciente, sustentabilidade e qualidade assistencial.
Além do atendimento geral, a unidade se destaca pelas ações voltadas à assistência obstétrica e neonatal, com 38 leitos obstétricos, UTI Neonatal e um centro humanizado de parto. Em média, são realizados de 200 a 250 partos por mês. Projetos como o Método Canguru e o selo Sinasc Ouro reforçam o cuidado e a humanização do serviço.
O hospital também se destaca pelas ações de sustentabilidade: utiliza energia 100% renovável, gás natural e possui frota elétrica. Recebeu seis vezes o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado da Saúde. Sua arquitetura também é referência, com claraboias e jardins internos que favorecem a luz natural e o bem-estar.
Discusão sobre post