O Ministério Público Eleitoral acionou o Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira (19) para requerer uma campanha intensa de comunicação sobre a alteração em mais de 400 locais de votação, medida prevista para o segundo turno marcado para o próximo domingo (25).
Impacto em 22 estados brasileiros
A solicitação ocorreu após os tribunais regionais eleitorais notificarem que aproximadamente 130 mil cidadãos de 22 unidades federativas precisarão votar em endereços diferentes nesta etapa da disputa.
Canais de comunicação sugeridos
Para mitigar abstenções, o órgão requereu que o aviso chegue aos votantes por meio da plataforma digital E-título, portais oficiais da Justiça Eleitoral e inserções publicitárias em emissoras de rádio, televisão e canais de mídia social.
Adicionalmente, o plano prevê a instalação de avisos visuais nos endereços antigos para orientar quem comparecer ao posto desativado.
“O segundo turno se realiza em 25 de outubro, intervalo reduzido para que o eleitor atingido tome conhecimento do novo endereço, de modo que potenciais efeitos das alterações devem ser mitigados por ampla divulgação, proporcional à exiguidade do tempo até o pleito e ao número de pessoas impactadas”, justificou o MPE.
Conforme os TREs, as modificações foram motivadas por temporais, falhas na distribuição de energia, problemas estruturais e necessidades de adaptação para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, ressaltando que novos remanejamentos ainda podem acontecer.
Fonte: Agência Brasil - EBC











Discusão sobre post