A cobertura de saúde, ciência e bem-estar produzida pela Empresa Brasil de Comunicação ganhou destaque nacional com a indicação de quatro profissionais e da Agência Brasil entre os mais admirados do país na edição de 2026 do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar.
Destaque entre as agências de notícias
A relação oficial dos selecionados foi tornada pública nesta terça-feira. Entre os veículos, a Agência Brasil assegurou seu espaço no grupo das três agências de notícias mais admiradas do território nacional, dividindo o posto com a Agência da Fiocruz e a Agência Fapesp.
No âmbito individual, as repórteres Tâmara Freire e Paula Laboissière, ambas da Agência Brasil, além da jornalista Patrícia Serrão, da Radioagência, integraram o grupo seleto dos 25 profissionais mais admirados do país.
Representatividade regional e feminina
Outro ponto de destaque veio da Radioagência com a presença de Raíssa Saraiva. Ela e Paula Laboissière — que acumula duas indicações na disputa — figuraram entre as três jornalistas mais admiradas da região Centro-Oeste.
A edição deste ano foi amplamente marcada pela presença feminina. De acordo com a organização do evento, as mulheres conquistaram 83% dos postos entre todos os vencedores, totalizando 30 indicações em um universo de 36 contemplados.
A importância da premiação
Criado para celebrar a atuação de veículos e profissionais na disseminação de conhecimento sobre bem-estar, ciência e saúde, o prêmio é uma realização do Einstein Hospital Israelita em parceria com o Jornalistas&Cia e o Portal dos Jornalistas.
A homenagem contempla 36 jornalistas divididos nas categorias Geral, que abrange o TOP 25 do ano, Regionais, contemplando os mais votados nas cinco regiões brasileiras, Colunista e Jornalista Especializado em Ciência.
As profissionais da casa celebraram a conquista e destacaram o impacto de suas trajetórias.
“A representatividade importa muito, e ver a mim e a Raíssa, duas jornalistas com doenças raras, chegarmos a esse reconhecimento pelo trabalho que fazemos no VideBula é muito significativo. É uma conquista que vai além de nós duas e fortalece toda a comunidade rara, mostrando a importância de termos pessoas com doenças raras ocupando esses espaços”, diz Patrícia Serrão.
Para Raíssa Saraiva, abordar o tema exige responsabilidade e sensibilidade na tradução de conceitos técnicos.
“É um assunto que passa pela vida de todos, mas que nem sempre a gente consegue entender a linguagem técnica. Além de jornalista, sou uma uma mulher que convive com doença rara. Então esse prêmio é mais uma forma de nós mostramos que estamos aqui, ocupando espaços e levando informação de qualidade para quem precisa”.
Juntas, Patrícia e Raíssa conduzem o podcast VideBula, espaço onde debatem experiências, trazem especialistas e oferecem orientações práticas para portadores de deficiências ou condições crônicas.
Para Tâmara Freire, a chancela do prêmio reflete a validação dos próprios pares de profissão.
“Esse prêmio é muito importante porque ele é construído com a contribuição de nossos pares, e com a chancela de uma instituição de grande prestígio, que é o Hospital Albert Einsten. A presença de tantos repórteres da EBC mostra que somos vistos com respeito e admiração por colegas jornalistas e assessores, o que é um grande indicativo da qualidade do nosso trabalho”, diz Tâmara Freire.
Encarregadas prioritariamente das editorias de ciência e saúde na Agência Brasil, Paula Laboissière apontou que o reconhecimento fortalece a missão diária da redação.
“Reforça o nosso propósito dentro da comunicação pública. Fortalece o nosso trabalho e nos dá um novo fôlego no compromisso com uma cobertura jornalística que combate fake news e que leva informação confiável e de qualidade para os nossos leitores”.
A diretora de Jornalismo da EBC, Myrian Pereira, reforçou que o resultado corrobora a seriedade da instituição.
“Ver nossos profissionais entre os mais admirados do país é motivo de grande orgulho e reafirma a relevância da comunicação pública na disseminação de informações confiáveis que impactam diretamente a vida das pessoas.”
A entrega oficial dos troféus está marcada para o dia 17 de novembro, em São Paulo. Na ocasião, além do reconhecimento aos premiados, serão revelados os vencedores das 14 categorias e o TOP 5 de jornalistas do ano.
Fonte: Agência Brasil - EBC










