• Edições Virtuais
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
domingo, 8 de novembro de 2026
Desenvolve Leste
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Bairros
    • Aricanduva e Região
    • Cid. Tiradentes e Região
    • Ermelino Matarazzo e Região
    • Guaianases e Região
    • Itaquera e Região
    • Itaim Paulista e Região
    • Mooca e Região
    • Penha e Região
    • São Mateus e Região
    • São Miguel Paulista e Região
    • Tatuapé e Região
    • Vila Prudente e Região
  • Notícias
    • Esportes
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, ZL!
  • Guia Gastronômico
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Colunas
    • Artigos
    • Coluna Direito
    • Coluna Sebrae
    • Coluna Senac
    • Coluna OAB
    • Marketing
  • Veja +
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Economia
    • Educação
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
  • Edições Virtuais
Desenvolve Leste
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Defesa Civil envia 92 alertas por chuvas e monitora ocorrências em municípios de SP

8 de novembro de 2026
Tempo de leitura: 5 minutos
0 0
A A
Defesa Civil envia 92 alertas por chuvas e monitora ocorrências em municípios de SP
Facebook
Twitter
Whatsapp

A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou no sábado (7) 86 alertas por SMS e 6 alertas por Cell Broadcast, totalizando 92 alertas, durante o monitoramento das condições meteorológicas.

Os alertas por Cell Broadcast foram direcionados aos municípios das regiões de Quadra, Pereiras e Boituva; Lorena, Cruzeiro e Queluz; zonas sul e oeste da capital; Aguaí e Mogi Guaçu; Caçapava e Monteiro Lobato, com avanço para Taubaté; além de Campos do Jordão e Pindamonhangaba.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de SP prevê pancadas de chuva em diferentes regiões de São Paulo neste domingo de Enem e Fórmula 1

Matérias Relacionadas

Polícia Militar de SP abre inscrições de concurso com 2 mil vagas para aluno-soldado nesta segunda-feira (9)

Polícia Militar de SP abre inscrições de concurso com 2 mil vagas para aluno-soldado nesta segunda-feira (9)

3 horas atrás
Número de presos inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade cresce quase 10% em SP

Número de presos inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade cresce quase 10% em SP

3 horas atrás
Carregar mais
publicidade
Anuncie para a Zona Leste de São Paulo!Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

As mensagens alertaram sobre a ocorrência de chuva forte, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo, com orientações para que a população permanecesse em locais seguros e se abrigasse durante as tempestades.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo monitora as ocorrências registradas em diversos municípios paulistas, em decorrência das condições meteorológicas, que provocaram chuva intensa e rajadas de vento. Os principais impactos foram quedas de árvores, destelhamentos, alagamentos e danos em estruturas, veículos e redes elétricas.

Em Santa Bárbara d’Oeste, foram registradas aproximadamente 80 quedas de árvores, inclusive sobre muros, além de ocorrências envolvendo fios da rede elétrica. Em Piracicaba, foram contabilizadas 19 ocorrências relacionadas à queda de árvores e galhos. Já em Santa Isabel, houve 15 quedas de árvores, com danos em residências, veículos, espaços públicos e propriedades particulares.

Também foram registrados impactos em Campinas, Hortolândia, Guareí, São Roque, Ribeirão Bonito, Cosmópolis, São João da Boa Vista, Queluz, Rincão, Monte Mor, Piedade, Taciba, Itaberá, São Bento do Sapucaí, Itápolis, Ibirá e Potirendaba.

Em Hortolândia, além de três ocorrências de queda de árvores sobre vias públicas, houve registro de alagamento e queda de uma estrutura metálica de construção. Em Campinas, foram identificadas quedas de árvores em diferentes ruas, pontos de alagamento e queda de muro.

Em São Roque, os bairros Marmeleiro, Jardim René, Planalto Verde e Pavão foram os mais afetados. Na Estrada do Paraíso, uma árvore atingiu a rede elétrica, provocando a queda de fios de alta tensão sobre a via. Em Monte Mor, além das quedas de árvores e pontos de alagamento, houve rompimento de cabos da rede de energia elétrica.

Os ventos também provocaram danos em edificações. Em Guareí, foram registrados destelhamentos parciais de uma residência e de um galpão. Em Queluz, três edificações foram parcialmente destelhadas. Em Taciba, oito residências na área rural tiveram destelhamentos parciais, além de danos no Recinto de Exposições José Cardoso de Pádua.

LEIA TAMBÉM: Cachoeira Paulista tem microexplosão atmosférica

Em Itaberá, foram contabilizadas nove residências destelhadas, além de mais de dez quedas de árvores e danos à rede elétrica. Em Itápolis, oito árvores caíram em vias públicas da área rural, e uma residência no bairro Monjolinho teve destelhamento total, deixando três moradores desalojados, que foram encaminhados para casas de familiares.

Em Piedade, três residências foram atingidas por alagamentos nas proximidades da Vila Moraes. Em Ribeirão Bonito, a queda de uma árvore sobre a quadra de bocha, no Centro, provocou danos à cobertura e levou à interdição parcial do espaço. Em São João da Boa Vista, o destelhamento do Centro de Integração Comunitária (CIC) exigiu o isolamento e a sinalização da área.

Em Santa Isabel, uma árvore caiu sobre a cobertura metálica de um estacionamento e atingiu dois veículos. A estrutura da torre da antena de rádio do Batalhão de Polícia Militar também foi afetada pela força dos ventos. Em Cosmópolis, galhos de árvores atingiram um veículo estacionado. Já em Potirendaba, os ventos provocaram a queda do portão do Estádio Municipal.

Em São Bento do Sapucaí, foram registradas quedas de árvores em diferentes localidades, incluindo uma nas proximidades da Santa Casa, que atingiu um veículo estacionado. Em Ibirá, foram contabilizadas aproximadamente 22 quedas de árvores, sendo a maior parte na área rural. Em Rincão, houve três ocorrências de destelhamento parcial.

As Defesas Civis municipais permanecem mobilizadas para atendimento das ocorrências, realização de vistorias técnicas, remoção de árvores, limpeza de vias e isolamento de áreas afetadas. As concessionárias de energia elétrica também atuam nos municípios afetados, com equipes mobilizadas para a realização dos reparos na rede e o restabelecimento do fornecimento de energia nos locais atingidos.

Até o momento, não há registro de pessoas feridas ou desabrigadas nas ocorrências relatadas. Os três moradores desalojados em Itápolis foram acolhidos por familiares.

Para este domingo (8), a previsão indica a persistência de pancadas de chuva em diferentes regiões paulistas, com intensidade moderada e, pontualmente, forte, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento localizadas, principalmente nas regiões leste, norte e central.

Recomendações à população

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais, evitar áreas alagadas e nunca atravessar ruas inundadas ou trechos com correnteza, a pé ou de veículo. Durante tempestades, procure abrigo seguro e mantenha distância de árvores, postes e estruturas metálicas.

Em áreas de encosta, fique atento a sinais como rachaduras no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e postes e estalos no terreno. Ao identificar esses indícios, afaste-se do local e acione a Defesa Civil.

Para receber gratuitamente os alertas por SMS, envie o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Cuidados com as chuvas

A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas antes e durante as chuvas intensas:

Granizo: sempre que possível, mantenha veículos em locais cobertos e procure abrigo em ambientes fechados, longe de janelas e coberturas frágeis.

Ventos fortes: recolha objetos soltos em quintais, varandas e sacadas. Durante as rajadas, mantenha distância de árvores, postes, placas e estruturas que possam cair.

Raios: procure abrigo em edificações fechadas. Evite áreas abertas, árvores isoladas, estruturas metálicas e contato com a água durante as descargas elétricas.

Alagamentos e enxurradas: não atravesse ruas alagadas nem trechos com correnteza, a pé ou de veículo. Mantenha distância de rios, córregos e áreas sujeitas a inundação.

Deslizamentos: observe sinais como rachaduras no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e postes, surgimento de água barrenta e movimentação de terra. Se perceber indícios de risco, saia do local e acione a Defesa Civil.

Prevenção em casa: verifique calhas, ralos e telhados antes da chuva. Não faça reparos em telhados durante tempestades.

Fios caídos: não toque nem se aproxime de cabos elétricos rompidos. Acione a concessionária de energia.

Fonte: Agência SP

publicidade
Anuncie para a Zona Leste de São Paulo!Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

Matérias Relacionadas

Polícia Militar de SP abre inscrições de concurso com 2 mil vagas para aluno-soldado nesta segunda-feira (9)
Últimas notícias

Polícia Militar de SP abre inscrições de concurso com 2 mil vagas para aluno-soldado nesta segunda-feira (9)

8 de novembro de 2026
Número de presos inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade cresce quase 10% em SP
Últimas notícias

Número de presos inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade cresce quase 10% em SP

8 de novembro de 2026
Parque Estadual do Morro Grande, maior floresta em área urbana do mundo, completa um ano como unidade de conservação
Últimas notícias

Parque Estadual do Morro Grande celebra um ano de proteção ambiental

8 de novembro de 2026
PGR pede suspensão de ações contra proibição de bets
Últimas notícias

PGR aciona STF para paralisar ações sobre proibição de bets no país

8 de novembro de 2026
publicidade
Anuncie para a Zona Leste de São Paulo!Jornal, Portal, TV, Podcast e Rede Social!Quero anunciar →

AS + LIDAS

  • Governo de SP cria novo nível de alerta para antecipar resposta a eventos extremos via Operação El Niño - Agência SP, a agência de notícias de São Paulo

    Defesa Civil de SP cria nível Laranja contra eventos extremos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Novo açúcar de cana tem baixo índice glicêmico e mesmo sabor

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Governo de SP libera R$ 4,4 milhões para moradias no interior

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Crimes eleitorais no segundo turno: o que é proibido e quais as penas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em carro de supermercado na Zona Leste

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Polícia Civil afasta cinco policiais em Mogi das Cruzes

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Carregando previsão…

O Grupo Desenvolve Leste valoriza a região que mais se desenvolve na cidade de São Paulo.

Siga-nos também nas redes sociais:

@desenvolveleste
redacao@desenvolveleste.com.br
(11) 3136-2564 (Atendimento)

Faça parte ativamente do desenvolvimento da região, entre e participe do nosso grupo.

Apoiadores:

  • Edições Virtuais
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

© Desde 2017 | Grupo Desenvolve Leste | Aqui é ZL!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Bairros
    • Aricanduva e Região
    • Cid. Tiradentes e Região
    • Ermelino Matarazzo e Região
    • Guaianases e Região
    • Itaquera e Região
    • Itaim Paulista e Região
    • Mooca e Região
    • Penha e Região
    • São Mateus e Região
    • São Miguel Paulista e Região
    • Tatuapé e Região
    • Vila Prudente e Região
  • Notícias
    • Esportes
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, ZL!
  • Guia Gastronômico
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Colunas
    • Artigos
    • Coluna Direito
    • Coluna Sebrae
    • Coluna Senac
    • Coluna OAB
    • Marketing
  • Veja +
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Economia
    • Educação
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
  • Edições Virtuais

© Desde 2017 | Grupo Desenvolve Leste | Aqui é ZL!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Whatsapp